Salvamar promove mais de mil ações de prevenção nas praias no feriadão do Trabalhador




A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou mais de mil ações de prevenção nas praias de Salvador entre o sábado (29) e a segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho.

O órgão, que atua entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga, registrou no período 16 afogamentos não fatais, envolvendo cinco soteropolitanos e 11 pessoas de fora do município. Além disso, os agentes promoveram a identificação de 47 crianças com pulseiras, diminuindo assim a chance de ocorrência entre os jovens.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca o baixo número de casos foi influenciado pelas chuvas que caíram na capital no período. “Esse foi um feriado tranquilo e, além disso, o nosso trabalho preventivo também foi fundamental para esse resultado, com rondas preventivas, ativando os postos e colocando as bandeiras para sinalizar, evitando assim possíveis ocorrências, visto que o mar estava perigoso em razão dos fortes ventos”.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

SECOM PMS

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Débora Régis promete uma Lauro de Freitas mais linda, limpa, organizada e iluminada “tirando essas lâmpadas amarelas de mil anos”

A prefeita Débora Régis antecipou as comemorações pelos 63 anos de Lauro de Freitas com …