Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que desejam solicitar um visto permanente nos Estados Unidos e, com isso, surgiram no mercado diversos consultores e empresas supostamente especializadas em auxiliar nesse processo complexo e burocrático.
No entanto, optar por esses serviços pode trazer uma série de perigos e complicações, sendo fundamental compreender a importância de buscar um advogado especialista em direito internacional ao solicitar um visto que dê acesso a Green Card e residência permanente no país. Garantindo, assim, um processo adequado, seguro e em conformidade com as leis e regulamentações locais.
De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, é necessário entender os riscos de optar por consultores e empresas não qualificadas. “Recentemente, sete pessoas diferentes entraram em contato com meu escritório por terem recebido uma notificação do departamento de imigração americano, informando que seus vistos poderiam ser suspensos. Alguns meses depois, essa possibilidade tornou-se realidade e esses imigrantes tiveram seus vistos revogados”, revela.
Ao investigar o motivo, Toledo percebeu que as sete pessoas em questão haviam sido assistidas pela mesma empresa de consultoria durante a solicitação de seus vistos. “Quando o departamento de justiça, seja brasileiro ou americano, percebe que essa empresa realiza atividades ilícitas ou irregulares, as informações de todos os clientes que foram auxiliados pela companhia são enviadas para os consulados, facilitando a investigação e identificação dos imigrantes. Infelizmente, essa escolha equivocada no início do processo pode acabar com o sonho de viver nos EUA”, lamenta.

O advogado pede cautela para que as pessoas não sigam caindo nesse tipo de esquema. “Geralmente, esses golpistas se dizem especializados em direito quando, na verdade, nunca entraram em uma aula de universidade. Com a internet e a facilidade em divulgar suas palavras, eles são capazes de alcançarem as telas de um número enorme de potenciais imigrantes que, muitas vezes, não sabem que podem estar entrando em uma grande enrascada”, declara.
O especialista em Direito Internacional acredita que casos como esse podem ligar um sinal de alerta em brasileiros que, eventualmente, estejam sendo auxiliados por esse tipo de empresas ou consultores. “É o famoso barato que sai caro. Muitas pessoas pensam que irão economizar ao realizar todo o processo de solicitação com esses indivíduos que não possuem capacitação alguma. Se alguém quer dar entrada em um visto que possibilite um Green Card e moradia fixa no país, é preciso contar com orientação de empresas e profissionais respeitados e capacitados para esse tipo de operação”, finaliza.