Porque devemos nos unir aos festejos de Santa Dulce dos Pobres em Salvador?




No próximo domingo, 13 de agosto de 2023, o Largo de Roma em Salvador se iluminará com a festa em honra à Santa Dulce dos Pobres, e aqui te contamos por que você não pode faltar!

Para entender a importância dessa festa, precisamos conhecer a trajetória da mulher que está por trás da celebração. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce dos Pobres, nasceu no coração de Salvador, no dia 26 de maio de 1914. Já nos primeiros passos de sua jornada, manifestava um chamado para servir. Formou-se professora aos 19 anos e, pouco tempo depois, deu início a uma vida dedicada à vocação religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, adotando o nome de Irmã Dulce em homenagem à sua mãe.

Ao retornar a Salvador em 1934, a sua paixão pela caridade tornou-se ainda mais evidente. Irmã Dulce trabalhou incansavelmente na comunidade carente de Alagados e Itapagipe. Sua dedicação àqueles que mais precisavam culminou na fundação de um albergue improvisado em 1949, construído num antigo galinheiro, que mais tarde se transformou no Hospital Santo Antônio. O trabalho de Irmã Dulce não parou por aí, e hoje as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) representam a maior ONG de saúde no Norte e Nordeste e a nona em todo o Brasil.

Não foi somente a comunidade local que reconheceu seus feitos. Irmã Dulce ganhou destaque internacional, tendo sido visitada por Papa São João Paulo II em 1980, que a encorajou a continuar sua missão. Mais tarde, em 1988, sua incessante entrega aos pobres a levou a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Mas seu chamado final veio em 1992, deixando para trás uma herança de amor e compaixão.

O ápice de sua jornada foi em 2019, quando foi canonizada pelo Papa Francisco, consagrando-a como a primeira santa brasileira.

Então, por que comparecer ao Largo de Roma neste domingo? Porque é uma oportunidade de se juntar a milhares de pessoas em agradecimento e homenagem à mulher que transformou a Bahia com sua fé e amor. Celebrar Santa Dulce é reconhecer a importância da caridade, da solidariedade e da fé na construção de um mundo melhor. Vamos nos unir e homenagear essa grande Santa que dedicou sua vida a fazer o bem!




.

.

.

.

.

.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …