O resultado da primeira avaliação de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa) aponta um crescimento significativo nas notas de português e matemática para o quinto e nono ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino. Esta melhora é um testemunho do compromisso contínuo da cidade com a qualidade da educação.
Segundo o Prosa, a nota de português para o quinto ano saltou de 188 pontos em 2022 para 193 em 2023, um aumento de cinco pontos. Em matemática, a nota subiu de 187 para 194 no mesmo período, um aumento de sete pontos. As melhorias também foram notáveis para o nono ano, com a nota de português passando de 210 em 2022 para 223 em 2023, um aumento impressionante de 13 pontos. Em matemática, a nota subiu de 214 para 221 no mesmo período, um aumento de sete pontos.

Os dados revelam ainda um aumento na participação dos alunos, tanto no quinto quanto no nono ano do ensino fundamental, com taxas de 90% e 83%, respectivamente. Este aumento foi elogiado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), responsável pelo exame. Vale lembrar que o CAEd/UFJF também aplica as provas que dão subsídio ao Ideb, principal indicador das políticas de ensino do país.
O Prosa é uma avaliação interna da Secretaria da Educação de Salvador, realizada desde 2013. Este resultado positivo foi apresentado por técnicos do instituto em uma reunião com o prefeito Bruno Reis e o secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, além de gestores e dirigentes da pasta.
“A pandemia provocou um déficit e, justamente por isso, temos ampliado os investimentos na Educação e lançamos um amplo programa para recomposição do aprendizado”, destacou o prefeito. “O resultado apresentado hoje mostra que estamos no caminho certo, que estamos avançando e, acima de tudo, que estamos conseguindo qualificar ainda mais a Educação de Salvador”.

O Prosa tem como objetivo avaliar a qualidade de ensino oferecida pelo município, sobretudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Ele também fornece subsídios para que professores e gestores da educação pública possam aprimorar as estratégias usadas.
“O Prosa traz dados muito importantes, a partir dos quais nossas intervenções são desenhadas, possibilitando estratégias mais precisas e eficazes na recuperação e no fortalecimento do aprendizado”.
Com essas melhorias na educação, Salvador continua mostrando seu compromisso com o futuro de seus jovens, incentivando a aprendizagem e aprimorando a qualidade do ensino.
.
.
.
.
.
.