O deputado federal André Janones (Avante-MG) enfrenta um momento delicado em sua carreira política. Acusado de estar envolvido em um esquema de “rachadinha” em seu gabinete, Janones se encontra isolado entre seus colegas na Câmara dos Deputados. A situação se agravou com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, formalizando um pedido de cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar. Essa representação agora está nas mãos da Mesa Diretora da Câmara, sendo encaminhada ao Conselho de Ética.
A acusação ganhou força após a divulgação de um áudio de 2019 pelo site Metrópoles, no qual Janones informa a assessores que eles deveriam devolver parte de seus salários para ajudar na reconstrução de seu patrimônio. Essa revelação colocou o deputado em uma posição vulnerável, com poucos defensores no meio político.

Mesmo parlamentares de esquerda, que geralmente se opõem às ações do clã Bolsonaro, mostram-se constrangidos em defender Janones, considerando as acusações graves e a existência de gravações comprometedoras.
Enquanto alguns membros da base aliada do governo Lula (PT) se mostram dispostos a defender Janones, a maioria dos parlamentares, de diferentes espectros políticos, concorda que as acusações precisam ser investigadas profundamente.
O futuro político de Janones parece incerto, com as investigações em andamento e o crescente isolamento no cenário político.
.
.
.
.
.
.