Deputados de oposição ao governo Lula estão se mobilizando para uma ação significativa: a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O foco? Investigar a agência Mynd8 e suas possíveis conexões com o perfil da Choquei no Twitter, especificamente na plataforma antiga, conhecida como X.
A motivação por trás dessa iniciativa é a suspeita de que a agência pode ter influenciado a campanha eleitoral de Lula em 2022, uma acusação séria que merece atenção e análise detalhada.
O deputado Daniel Freitas, do PL, tem sido um dos protagonistas nesse movimento, trazendo as questões à tona junto ao STF, TSE e PGR. Ele solicitou a quebra dos sigilos bancário e telemático dos envolvidos na Mynd8, baseando-se em alegações de que personalidades influentes na internet, ligadas à agência, poderiam ter ajudado a promover o perfil da Choquei nas redes sociais. Em resposta, a Mynd8 já emitiu uma declaração negando qualquer vínculo editorial com o perfil mencionado.
Este caso ganha ainda mais relevância considerando o incidente trágico no final de 2023, onde Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio após ser alvo de uma notícia falsa no perfil da Choquei, envolvendo um suposto romance com o humorista Whindersson Nunes. O perfil da Choquei, consequentemente, perdeu mais de um milhão de seguidores no Instagram após o episódio.

.
.
.
.
.
.