Baianas mantêm tradição e fé na Lavagem do Bonfim em Salvador




As baianas são as verdadeiras protagonistas da Lavagem do Bonfim, uma celebração icônica de Salvador que mescla religiosidade e cultura. Uma das mais experientes entre elas, Maria Luzia dos Santos, com mais de 60 anos de participação, recorda com carinho as madrugadas em que saía do memorial das baianas no Pelourinho até a igreja da Conceição da Praia.

 O professor de história da Bahia, Murilo Mello, ressalta a importância das baianas no evento, ligando suas origens a um soldado da Guerra do Paraguai e sua devoção ao Senhor do Bonfim.

A preparação para a lavagem é um processo detalhado, desde o vestir das roupas brancas, que simbolizam purificação, até a preparação das amacis, com sete tipos de folhas. O ritual reflete a conexão profunda das baianas com suas raízes e a expressão da identidade cultural baiana.

A essência da fé e alegria dos participantes permanece a mesma. A Lavagem do Bonfim continua sendo um evento que celebra não só a religiosidade, mas também a rica tradição cultural da Bahia.

Valter Pontes SECOM Salvador

(Com informações do A Tarde)




.

.

.

.

.

.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto no aniversário de Zé Ronaldo: “depois de ser derrotado nas urnas em Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues busca se aproximar a ele”

Durante a missa em comemoração aos 74 anos do prefeito de Feira de Santana, José …