
Uma recente pesquisa da Genial/Quaest revelou que a maioria dos brasileiros não apoia uma possível reeleição do presidente Lula em 2026. De acordo com o estudo, divulgado pelo Uol nesta segunda-feira, 55% dos entrevistados disseram que o petista não merece um novo mandato, enquanto 42% acreditam que ele deveria ter a chance de continuar no cargo, e 3% não souberam responder.
A resistência é mais forte entre os homens, os mais jovens e aqueles com renda mais alta. Entre os homens, 59% são contrários à reeleição, contra 38% que apoiam. Já na faixa etária de 16 a 34 anos, 57% se opõem a um novo mandato para Lula, com 39% favoráveis.
O levantamento também apontou diferenças significativas baseadas em renda e educação. A oposição à reeleição de Lula é mais acentuada entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, com 66% contra a ideia, enquanto 54% dos que recebem até dois salários mínimos apoiam a continuidade do atual presidente.
Essa pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio, envolvendo 2.045 entrevistas presenciais, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.