Gestão Bruno Reis é responsável de 7 a cada 10 empregos gerados em todo o estado da Bahia

O prefeito Bruno Reis destacou nesta segunda-feira (13) que Salvador lidera os rankings de empregos e investimento da Bahia e do Nordeste, tendo sido responsável por 70% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado em 2024. Os dados são da última edição do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho, órgão do Governo Federal.

Bruno Reis lembrou que a capital baiana obteve esse resultado positivo mesmo tendo 18% da população baiana, o que mostra a importância do município para a economia estadual. Além disso, Salvador aparece como a terceira cidade que mais gerou empregos de carteira assinada no Brasil em 2024, atrás apenas de São Paulo e Curitiba, também segundo a última edição do Caged.

“Salvador gerou muito mais empregos do que qualquer outra cidade do Norte e Nordeste do Brasil, disparado. No mês de fevereiro, quando o último Caged saiu, só ficamos atrás de São Paulo e Curitiba. Ou seja, geramos mais empregos do que o Rio de Janeiro, do que Belo Horizonte. Na Bahia, fomos responsáveis por 70% das carteiras assinadas, mesmo sendo apenas 18% da população do estado”, disse.




O prefeito afirmou que, quando a economia cresce, também melhora a capacidade de investimento. “Só na minha gestão, a Prefeitura conseguiu aumentar a arrecadação do município em R$3 bilhões. E fizemos isso sem aumentar um imposto sequer. Muito pelo contrário: nós estamos dando incentivos e renúncias fiscais para a abertura de novas empresas. Com isso, geramos mais empregos, ampliamos a nossa base arrecadatória e o número de contribuintes”, ressaltou.

Bruno Reis repercutiu a nota máxima A+ obtida por Salvador no índice de Capacidade de Pagamento (Capag), obtida pela primeira vez na história da cidade. O ranking foi divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, também do Governo Federal, na última sexta-feira (10). Isso mostra como na última década a gestão municipal recuperou a sua credibilidade no país, tornando-se uma referência fiscal e contábil para todo o Brasil.

“A nossa nota era B e fomos direto para A+. Isso é motivo de muito orgulho, porque mostra a liquidez que a gestão tem, mostra que Salvador não está endividada. Pelo contrário: mesmo com tantas ações por toda a cidade, mesmo com a Prefeitura realizando neste momento as maiores obras e os maiores programas da sua história, nós estamos conseguindo fazer poupança corrente – ou seja, estamos gastando menos do que arrecadamos”, afirmou Bruno Reis.

 




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …