
Em uma reviravolta nos bastidores, o Barcelona anunciou nesta sexta-feira (24) a demissão do técnico Xavi. A decisão foi tomada após uma reunião na sede do clube, que contou com a presença do presidente Joan Laporta, do vice Rafa Yuste e do diretor esportivo Deco.
Xavi, que ainda tinha mais um ano de contrato, fará seu jogo de despedida neste domingo (26) contra o Sevilla, às 16h (de Brasília), por LaLiga, com transmissão pela ESPN no Star+. Os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre, também deixam a comissão técnica.
Em comunicado, o Barcelona informou que nos próximos dias divulgará a nova estrutura da equipe principal. Segundo a ESPN, o favorito para assumir o clube é o alemão Hansi Flick, ex-técnico do Bayern de Munique e da seleção alemã. As negociações com Flick estão bem encaminhadas, com expectativa de anúncio oficial na próxima segunda-feira (27).
Xavi assumiu o comando do Barcelona em novembro de 2021, substituindo Ronald Koeman. Em sua passagem pelo clube, ele comandou 142 partidas, com 89 vitórias, 24 empates e 29 derrotas, obtendo um aproveitamento de 62,68%. Durante sua gestão, Xavi conquistou dois títulos: LaLiga 2022/23 e a Supercopa da Espanha 2022/23.