
Numa semana decisiva para a tramitação do Projeto da Lei de Bases e do pacote fiscal no Senado, o presidente da Argentina, Javier Milei, embarca nesta segunda-feira (27) para os Estados Unidos. Lá, Milei tem encontros agendados com o presidente da Meta, Mark Zuckerberg, e o fundador da Tesla, Elon Musk.
m sua agenda, também está prevista participação em um evento de tecnologia no Vale do Silício no dia 30 de maio, além de possíveis reuniões com representantes da OpenAI, Apple e Alphabet para discutir investimentos em inteligência artificial no país.
Durante sua ausência, as negociações no Congresso argentino sobre as propostas do governo continuarão. Os senadores estão buscando modificações nos projetos, como a retirada do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI) e do Banco Nacional de Dados Genéticos da lista de órgãos públicos a serem eliminados. Também há pedidos para que a Aerolíneas Argentinas seja retirada da lista de empresas a serem privatizadas. No sábado, Milei anunciou que, após a definição da Lei de Bases e a assinatura do Pacto de Maio, ele autorizará uma grande redução de impostos e criará um conselho nacional com representantes do governo, das províncias, do Poder Executivo, de empresários e sindicalistas.