Câmara de Salvador estará presente no desfile do 2 de Julho

Max Haack SECOM Salvador

“2 de Julho: Povo Independente” é o tema do desfile cívico do 2 de Julho, que este ano celebra os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia e contará, mais uma vez, com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Ao lado dos colegas vereadores, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), participará da programação, a partir das 7h, no Largo da Lapinha.

“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar a data mais importante para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, pois foi aqui que a independência do povo brasileiro foi consolidada, em 1823”, disse Carlos Muniz.

Pela manhã, uma alvorada com queima de fogos, às 6h, anuncia a abertura das celebrações pela data magna da Bahia. Às 7h, as autoridades participam do início da cerimônia de hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut, fazendo a preparação para a saída dos carros do caboclo e da cabocla, às 9h.

O cortejo segue pelas ruas do Centro Histórico, com homenagem aos Heróis da Independência, da Ordem Terceira do Carmo e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A primeira etapa do desfile termina em frente à Câmara Municipal de Salvador, onde os carros do caboclo e da cabocla são recolhidos ao caramanchão da Praça Thomé de Souza.




Campo Grande – Na parte da tarde, o cortejo é retomado e segue pela Avenida Sete de Setembro em direção ao Campo Grande, com uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). No trajeto, há o tradicional concurso de fanfarras e balizas. Às 15h, acontece uma Cerimônia cívica no 2º Distrito Naval. Às 16h, na Praça 2 de Julho (Campo Grande), há a chegada dos carros dos caboclos, deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.

A programação do dia será encerrada com o encontro de Filarmônicas e participação da Banda de Música da Guarda Municipal, às 17h30.

A programação cultural segue no Campo Grande nos dias 3, 4 e 5 de julho, quando há o retorno dos carros alegóricos do caboclo e cabocla ao Pavilhão da Lapinha.

Importância histórica – O 2 de Julho celebra a Independência do Brasil na Bahia, em 1823, marcando o fim de um período de 17 meses de conflito entre as tropas brasileiras e portuguesas na então província da Bahia, após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. A data guarda grande simbolismo para a Bahia, reforçando que o povo baiano não se rendeu às tropas portuguesas e permaneceu lutando por liberdade.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …