Torcida do Bahia protesta contra novo plano de sócios e aumento de custos

Letícia Martins / EC Bahia

O novo plano de sócios do Bahia, divulgado nesta sexta-feira (26), gerou insatisfação entre os torcedores. A principal crítica está na extinção da modalidade de “acesso garantido” e a implementação de um “check-in” pago, visto como um aumento disfarçado nos custos.

Um sócio do setor leste, por exemplo, que pagava R$119 com todos os ingressos inclusos, agora pagará R$124 no plano normal e mais R$12 por jogo no check-in, totalizando R$172 caso compareça a quatro partidas no mês. Isso representa um aumento de 44% no valor, gerando descontentamento entre os torcedores, que consideram a medida punitiva para quem frequenta os jogos.

A implementação do novo sistema foi conduzida pela Diretoria de Operações e Relações Institucionais do Bahia SAF, sob o comando de Vitor Ferraz, que está no clube desde 2013. O Grupo City, proprietário do clube, determinou a necessidade de um novo formato para o quadro de associados, apesar de algumas resistências internas.

O novo plano visa ajustar a capacidade técnica da Arena Fonte Nova, que possui um limite de 80% dos assentos disponíveis para a modalidade “acesso garantido”. Com o check-in, os ingressos não utilizados pelos sócios poderão ser comercializados pelo clube, atendendo à demanda de torcedores na lista de espera.

Diversos grupos políticos do Esporte Clube Bahia criticaram a medida, considerando-a confusa e inoportuna, além de afirmar que o anúncio coincidiu com a contratação do uruguaio Lucho Rodríguez como uma “cortina de fumaça”.




A necessidade de reajuste nos valores, que não acontecia desde dezembro de 2022, foi um dos fatores citados para a implementação do novo sistema. No entanto, a recepção negativa da torcida indica que a mudança será um desafio para a diretoria do clube.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …