
Principal cabo eleitoral do PL, o ex-presidente Jair Bolsonaro trocou as lives pelas ruas na tentativa de angariar votos para pré-candidatos apoiados por ele, especialmente aqueles que disputarão prefeituras nas eleições de outubro.
Em 2020, Bolsonaro não foi bem em seu primeiro teste como cabo eleitoral após ter assumido a Presidência. Naquelas eleições, o então presidente declarou adesão abertamente a 18 candidatos a prefeito, e apenas 5 se elegeram.
Agora, em um cenário diferente, o ex-presidente tem ido a campo para tentar transferir votos para seus pré-candidatos. Frequentemente, ele e os filhos mencionam essas eleições como uma preparação para a disputa presidencial de 2026. Desde o início do ano, ele já foi a mais de 20 cidades entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três principais colégios eleitorais do país.
Em março, o ex-presidente esteve em cinco cidades paulistas, onde cumpriu agenda com pré-candidatos às prefeituras de Americana, Nova Odessa, Itu, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Em julho, foi a Santos para o lançamento da pré-candidatura da deputada federal Rosana Valle (PL) e a Praia Grande, onde se encontrou com o pré-candidato Lissandro Florencio (PL).