
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite da última segunda-feira (5) que Edmundo González “ainda nem tomou posse” na Venezuela e, por isso, não comentará o fato de o opositor de Nicolás Maduro ter se declarado vitorioso nas eleições daquele país, conforme relatado pelo portal G1.
González se autoproclamou presidente eleito, embora o resultado oficial tenha dado a vitória ao atual presidente, Maduro, que está no poder desde 2013. A oposição venezuelana e alguns países da comunidade internacional contestam o pleito, alegando fraude, especialmente porque a autoridade eleitoral, controlada por Maduro, não divulgou as atas eleitorais, alimentando a desconfiança.
Durante sua visita a Santiago, no Chile, Lula foi questionado sobre a situação e respondeu com deboche: “O cara nem tomou posse ainda e você já quer que eu fale”.
Mais cedo, 30 ex-chefes de Estado e governo da Espanha e da América Latina pediram que Lula assegurasse o compromisso com a democracia na Venezuela. Desde o dia do pleito, há uma semana, Lula vem exigindo a apresentação das atas eleitorais. O Brasil mantém uma posição neutra, aguardando a transparência dos resultados antes de reconhecer ou refutar o resultado oficial.