
A viagem da primeira-dama Janja da Silva para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris foi custeada pelo governo federal, com um gasto de R$ 83,6 mil aos cofres públicos. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) justificou o valor afirmando que as passagens foram adquiridas em aviação comercial, seguindo os preços de mercado que estavam elevados devido aos jogos. Janja viajou de classe executiva, conforme autoriza a legislação vigente.
Além dela, o gabinete pessoal da Presidência pagou passagens para outras 12 pessoas, totalizando cerca de R$ 250 mil em bilhetes aéreos.
Durante sua estadia em Paris, Janja representou o presidente Lula na abertura dos Jogos Olímpicos, visitou a Vila Olímpica e acompanhou competições de vôlei de praia e futebol feminino. Ela também se encontrou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e com o presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron. Ao retornar ao Brasil, Janja expressou seu orgulho pelos atletas brasileiros, afirmando que “com medalha ou sem medalha, todos já são vitoriosos”.