Salvador aumentou em 150% o número de vagas em creches, destaca Bruno Reis

O prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição Bruno Reis, (União Brasil), disse nesta terça-feira (20) que a gestão municipal ampliou em 150% o número de vagas em creches na capital baiana, de 17 mil para mais de 40 mil. “Eu estava nessa manhã no CMEI [Centro Municipal de Educação Infantil] Castro Alves, que atende a região de Pituaçu, Boca do Rio e Imbuí. Oferecia 120 vagas e agora são 200. Uma manhã emocionante, vendo o depoimento das mães”, relatou o prefeito, em entrevista à rádio Cardeal FM.

O gestor municipal reiterou que, nos próximos meses, Salvador alcançará a meta de cobertura de 50% para creches, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) – atualmente a cobertura na cidade é de 45%, acima da média nacional (40%). “Quando eu inaugurar as escolas que estão sendo reconstruídas, os CMEIs, vamos passar de 50%, que é o que estabelece o Plano”, destacou.

O candidato à reeleição pontuou também outros avanços na educação infantil nos últimos anos, como a universalização do acesso à pré-escola (crianças de 4 e 5 anos). “Éramos a última do Brasil no Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios] e universalizamos. Hoje temos mais vagas do que demanda para crianças de 4 e 5 anos na rede como um todo”, explicou.

“E as creches comunitárias fazem parte da nossa rede. Está na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Não são entidades auxiliares; fazem parte, recebem recursos. Inclusive, eu sou o primeiro prefeito da história que está repassando a 13ª parcela, o mesmo material escolar, as duas fardas, os dois tênis, a mochila… Todo o material pedagógico e escolar que entregamos na rede foi entregue nas escolas e creches comunitárias. E ano que vem elas vão passar a ter a mesma merenda da nossa rede”, acrescentou o prefeito.

Bruno Reis ainda criticou adversários por não estudarem sobre o tema e aparentemente desconhecerem inclusive os dados do próprio governo do Estado “Sabe quanto tem no PPA [Plano Plurianual] do Estado para creche nos próximos quatro anos? Zero. Não vai ajudar nenhuma prefeitura do interior a construir uma creche? Não tem um real. Que moral tem para falar de creche? Acha que o povo vai acreditar?”, questionou.




Ensino Fundamental II – O prefeito também reiterou o pedido para o governo transferir ao Município escolas estaduais localizadas na capital nas quais há turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). De acordo com o chefe do Executivo de Salvador, essa solicitação já foi feita mais de uma vez, tanto na gestão do ex-secretário municipal de Educação Marcelo Oliveira, quanto na do atual, Thiago Dantas.

“Quando começou o processo de municipalização das escolas em toda a Bahia, dentro das atribuições constitucionais de cada ente federativo, o Estado nunca repassou essas escolas. Elas sempre foram do Estado. Podem passar as escolas reformadas, com a receita dos alunos, que a gente faz a gestão. Não tem dificuldade alguma”, afirmou Bruno Reis, ao ressaltar que em Salvador o Ensino Fundamental II das escolas municipais é melhor do que o das escolas estaduais.

Na divulgação do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede municipal teve nota 4,2 no Ensino Fundamental II, enquanto a rede estadual ficou com 3,8 na capital baiana. Já a nota Saeb – que mede o aprendizado dos estudantes em matemática e língua portuguesa – foi de 4,59 na rede municipal e 4,17 na estadual. “Se eles não têm competência para fazer uma educação de qualidade, passa para a gente que nós fazemos”, completou o prefeito.

Bruno Reis reforçou que, para transferir essas unidades de ensino para a Prefeitura, basta que o governo reforme as escolas, deixando-as no padrão da rede municipal, e repasse também para a administração soteropolitana os recursos que recebe do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “A gente recebe do Fundeb um valor por aluno. Então, o Estado está recebendo essa receita para fazer educação; não está fazendo nenhum favor. Repassem para a gente a receita e as escolas reformadas, que a gente faz a gestão. O que precisar completar de recursos, a gente completa”, disse.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …