Justiça argentina exige à Interpol captura do tirando genocida Nicolás Maduro por crimes contra os direitos humanos

Ricardo Studart PR

A Câmara Federal de Buenos Aires ordenou, nesta segunda-feira (23), a captura internacional e prisão imediata de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, para investigá-lo por graves violações dos direitos humanos.

A medida, que também envolve cerca de 30 dirigentes e militares venezuelanos, incluindo o ministro de Relações Interiores e Justiça, Diosdado Cabello, foi aprovada por unanimidade pelos juízes Mariano Llorens, Pablo Bertuzzi e Leopoldo Bruglia. O pedido foi apresentado pelo advogado Tomás Farini Duggan e pelo ministro da Segurança de Buenos Aires, Waldo Wolff, com apoio dos promotores José Agüero Iturbe e Carlos Stornelli.

A decisão se baseia no princípio da jurisdição universal, que permite o julgamento de crimes contra os direitos humanos, independentemente do local ou da nacionalidade dos envolvidos.

O tribunal solicitou à Interpol a emissão de alertas vermelhos para garantir a captura de Maduro e Cabello.




O objetivo é pôr fim ao que foi descrito como uma “conspiração criminosa” por parte do regime venezuelano, evitando futuras violações de direitos humanos e garantindo a extradição dos envolvidos para a Argentina.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …