SMS realiza seminário voltado para campanha Outubro Rosa 2024 nesta quarta (2)

Jefferson Peixoto SECOM

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador realiza, a partir das 8h desta quarta-feira (2), um seminário alusivo ao Outubro Rosa, campanha voltada à conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A atividade acontecerá no auditório da Faculdade Estácio, no Stiep.

O encontro trará um panorama epidemiológico sobre o câncer de mama, diretrizes clínicas para o rastreamento da doença, fluxo de encaminhamento para casos suspeitos na rede municipal, prevenção e detecção precoce desses cânceres na população LGBT+ e a pesquisa sobre os testes genéticos do HPV.

Durante todo o mês, as unidades da Atenção Primária realizarão ações educativas com foco na prevenção e rastreio precoce dos cânceres de mama e colo do útero, além do incentivo a atualização do calendário vacinal dos adolescentes e pré-adolescentes com o imunizante contra o HPV, exame clínico das mamas, bem como a realização do preventivo e o encaminhamento para os exames de mamografia, ultrassonografia mamária e transvaginal. No dia 19, será realizado o Dia D do Outubro Rosa.




Os Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Liberdade e o AME Pirajá vão oferecer mais de 1,2 mil vagas para consultas com mastologista, ginecologista, USG de mama, transvaginal e tireóide através da marcação nos postos de saúde. Já no Saúde nos Bairros, os exames poderão ser feitos por demanda aberta, apresentando documento de identificação com foto, cartão SUS e guia do procedimento.




Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Filha de Luis Roberto Barroso, Luna Von Brussel Barroso tem visto cancelado e tem que deixar EUA para não ser presa e deportada coercitivamente

A filha do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teve o visto cancelado pelos Estados …