Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu e devolve direitos políticos ao ex-guerrilheiro petista

Assaz

O ministro Gilmar Mendes, do STF, decidiu anular todas as condenações da Operação Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu, devolvendo seus direitos políticos. Com isso, Dirceu, que havia sido condenado por corrupção no esquema da Petrobras, deixa de ser considerado ficha-suja.

A decisão foi baseada em um pedido da defesa para que fosse aplicada a ele a mesma anulação concedida anteriormente ao ex-presidente Lula, sob o argumento de que o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da operação teriam adotado estratégias direcionadas para condenar Dirceu, beneficiando outras acusações.

Na decisão, Mendes destacou que a extensão do habeas corpus concedida a Dirceu não é genérica, mas justificada pela “situação particular do réu”.




A anulação engloba todos os atos do ex-juiz Moro nesses processos e, na prática, faz com que o processo que ainda tramitava no STJ perca seu objeto, encerrando as possibilidades de condenação de Dirceu no caso específico da Lava Jato.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …