Clã Vieira Lima pressiona Jerônimo Rodrigues para manter Geraldo e ampliar espaço com mais cargos e secretarias mesmo com prefeito insatisfeitos

Reprodução Redes Sociais

O encontro promovido pelo MDB da Bahia nesta sexta-feira (28), em Salvador, tem como pano de fundo uma complexa articulação política que busca alinhar interesses do partido com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Comandado pelos irmãos Vieira Lima, o MDB pretende usar o evento, realizado no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, para reafirmar sua posição na base aliada e pressionar pela manutenção da vice-governadoria na chapa de 2026.

Contudo, a insatisfação de prefeitos e vereadores com a gestão petista e as promessas de apoio a ACM Neto (União Brasil) por lideranças municipais continuam a ser um obstáculo.

Apesar de integrar oficialmente a base de Jerônimo, o MDB ainda enfrenta resquícios de apoio a ACM Neto, como foi observado em 2022, quando uma ala da legenda apoiou o ex-prefeito de Salvador na disputa pelo Palácio de Ondina. Prefeitos recém-eleitos, como Eduardo Hagge, de Itapetinga, e Renan Braga, de Xique-Xique, são vistos como peças-chave nesse jogo. Ambos têm ligações históricas com a oposição ao PT em seus municípios, mas a cúpula emedebista aposta que, com tempo e diálogo, poderá construir pontes em prol da unidade.




O foco real do “encontro” emedebista está na articulação para 2026, com o MDB tentando garantir espaço no governo e na chapa majoritária, mesmo diante de um cenário de descontentamento crescente com os indicadores negativos da pior gestão petista nas últimas duas décadas de domínio.

Longe de ser um evento apenas técnico, o encontro expõe as fragilidades de um partido que já foi hegemônico na Bahia, mas que busca se reconstruir após anos de turbulências, incluindo a prisão de Geddel Vieira Lima.

Com 32 prefeitos eleitos ou reeleitos em 2024, o MDB ainda possui uma força política um tanto quanto significativa no interior do estado, o que explica o esforço dos Vieira Lima em evitar novas dissidências.

Para Jerônimo, o desafio é conciliar interesses divergentes sem ampliar as fissuras já existentes em sua base de apoio enquanto a Bahia se mostra para o Brasil como o Estado mais burro, violento e homicida do país.

.

(Com informações do Política Livre)




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Programa Lauro Fila Zero inicia atendimentos no Centro a partir de segunda-feira (21)

Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), …