
Após 35 anos, o Bahia está de volta à Libertadores e vive a expectativa para o sorteio que definirá seu adversário na fase preliminar. O evento será realizado no dia 19 de dezembro e pode colocar o Tricolor contra um gigante do futebol sul-americano.
O Esquadrão entrará diretamente na segunda fase, junto com equipes como Corinthians e um representante argentino, disputando dois mata-matas para alcançar a fase de grupos.
No momento, o River Plate aparece como potencial adversário argentino, mas o cenário pode mudar dependendo dos resultados das competições no país vizinho. Caso o Vélez Sarsfield ou o Talleres conquiste o Campeonato Argentino, o River avança diretamente para a fase de grupos. Por outro lado, times como Boca Juniors e Independiente também podem aparecer no caminho tricolor, dependendo de combinações de resultados e da atualização do ranking da Conmebol.
Além disso, ainda faltam definições sobre os representantes da Bolívia e Colômbia na pré-Libertadores.
Os jogos da segunda fase estão marcados para as semanas de 19 e 26 de fevereiro, enquanto o terceiro mata-mata será disputado em março. Na última etapa, não há restrições para cruzamentos entre times do mesmo país. Os vencedores avançam para a fase de grupos da Libertadores, enquanto os eliminados seguirão para a Copa Sul-Americana.