Governo do amor: Lula corta benefícios e endurece regras para idosos, aposentados e deficientes

O governo federal, sob a gestão de Lula, tem enfrentado duras críticas após a aprovação de um pacote de cortes que afeta diretamente os mais vulneráveis. Com 264 votos a favor e 209 contra, a Câmara dos Deputados deu aval ao projeto que limita o aumento do salário mínimo, endurece o acesso a programas sociais com a exigência de biometria e reduz os recursos do Proagro, entre outras medidas.

O deputado federal Nikolas Ferreira destacou que a decisão prejudica idosos, autistas e pessoas com deficiência, enquanto mantém gastos elevados com privilégios como supersalários e viagens internacionais.

“Aos que ainda chamam isso de ‘governo dos pobres’, lembrem-se deste dia”.




Outro ponto polêmico é a mudança nos critérios do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que inicialmente poderia excluir pessoas com transtornos do espectro autista e síndrome de Down. Após pressão, as restrições foram suavizadas, mas o benefício agora é limitado a pessoas com deficiência moderada ou grave. Apesar disso, a obrigatoriedade de biometria segue como regra, exceto em casos específicos, como idosos com dificuldade de locomoção.

Enquanto o governo justifica as medidas com uma economia projetada de R$ 109,8 bilhões até 2030, críticos apontam que os cortes sacrificam os mais pobres, em contraste com as promessas feitas durante a campanha.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Temporada de observação de baleias em Salvador é aberta pela Prefeitura e Instituto Baleia Jubarte

O lançamento da temporada de observação de baleias 2025 em Salvador foi promovido pela Prefeitura …