
O Bahia encara um desafio de peso nesta terça-feira (18) ao enfrentar o The Strongest na altitude de 3.600 metros de La Paz, pelo jogo de ida da segunda fase da Libertadores. Além da equipe boliviana, o técnico Rogério Ceni vê a altitude como um adversário extra e, por isso, adotou uma estratégia diferente. Os goleiros Danilo Fernandes e Marcos Felipe estão na Bolívia há uma semana para adaptação, enquanto o restante do elenco chegou apenas nesta segunda e só sobe para La Paz poucas horas antes da partida.
Ceni tem dúvidas na escalação, principalmente no setor defensivo e no meio-campo, onde pode reforçar a marcação com Acevedo ou Erick ou manter Erick Pulga no ataque ao lado de Ademir e Lucho Rodríguez.
O The Strongest não perde para times brasileiros em casa desde 2013, quando o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho venceu por 2 a 1. O Bahia será o sexto clube do Brasil a tentar quebrar esse tabu.
A equipe boliviana ainda não jogou oficialmente em 2025, mas se preparou com amistosos e trouxe nove reforços sob o comando do técnico brasileiro Antônio Carlos Zago. O destaque do time é o paraguaio Juan Godoy, que brilhou na última temporada com 22 gols pelo Independiente Petrolero. Com a expectativa de um jogo duro, o Tricolor precisa superar a altitude e a força do rival para voltar a Salvador com um bom resultado.