Alexandre de Moraes ordena suspensão do Rumble e gera crise internacional

Antônio Augusto TSF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou suspender a plataforma de vídeos Rumble em todo o Brasil, alegando descumprimento de ordens judiciais. A decisão acontece dias depois de o Rumble e a empresa de mídia de Donald Trump processarem Moraes em um tribunal americano.

O magistrado exige que a empresa tenha um representante no país e pague multas impostas pelo Judiciário brasileiro. A plataforma, que tem sido refúgio de conservadores, rebateu a ordem e acusou o ministro de agir fora de sua jurisdição.




Chris Pavlovski, CEO do Rumble, criticou Moraes abertamente, afirmando que recebeu “mais uma ordem ilegal e sigilosa” e que lutará “incansavelmente” pela liberdade de expressão no Brasil. O ministro, no entanto, alega que a plataforma permite discursos extremistas e desinformação.

O caso está diretamente ligado ao jornalista Allan dos Santos, cuja perseguição de Moraes já é amplamente conhecida. O ministro argumenta que a plataforma desobedeceu ordens judiciais ao não remover conteúdos e fornecer dados do influenciador. O Rumble, por sua vez, afirma que as exigências violam a soberania dos Estados Unidos e as leis do país.

O conflito jurídico deve ganhar novas proporções, podendo envolver a Casa Branca e impactar a empresa de Donald Trump, que usa a tecnologia do Rumble para hospedar sua rede Truth Social.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …