
Ivana Bastos já chegou mostrando serviço na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Nesta segunda-feira (10), ela reuniu a Mesa Diretora para definir ações do biênio 2025-2027, prometendo sessões semanais exclusivas para projetos dos próprios deputados, além de fortalecer as comissões. Primeira mulher no comando em quase dois séculos, Ivana garantiu que nada será decidido sozinha e enfatizou: “Temos divergências ideológicas, mas saberemos encontrar um caminho para resolver as questões institucionais. O que for interesse dos baianos, será aprovado”.
Mais tarde, Ivana participou da posse da nova Mesa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao lado do vice-governador Geraldo Junior e do prefeito Bruno Reis. Ivana elogiou o presidente reeleito Francisco Neto, destacando seu trabalho exemplar ao fiscalizar as prefeituras baianas. Na contramão da gestão petista, marcada por escândalos e desperdício do dinheiro público, Ivana afirmou que Neto tem representado muito bem a Corte de Contas, cobrando eficiência e responsabilidade dos municípios.
No mesmo dia, Ivana ainda foi surpreendida com uma “Festa de Aclamação” organizada pela amiga e deputada Fabíola Mansur, com ampla adesão dos colegas, incluindo deputados da oposição e aliados. A festa destacou a importância histórica da primeira mulher no comando da AL-BA e incluiu discursos emocionantes, como do deputado José de Arimatéia, que fez uma oração pelo sucesso da nova gestão.
Fabíola Mansur apostou alto: “Vocês vão ver que historicamente é a primeira mulher, mas também será com certeza a melhor gestão que essa Casa teve”.
Faz vergonha uma “casa do povo” só agora ter uma presidenta.Está claro que o “poder” feminino continua a ser execrado desde a “criação” de Eva através de uma costela masculina.Agora é apostar todas as fichas,para que a Sra Ivana Bastos passe a “casa do povo”,de fato, para o povo baiano.Pois há tempos que a casa(Alba);vem restrigindo e retirando acessibilidade; do povo baiano à ferramentas,serviços básicos que estavam a beneficio dos usuários da Alba.Elencando que todos os serviços,salários de deputados e servidores da casa;são pagos com dinheiro público(do povo).Portanto é necessário abraçar com consciência;à aqueles que vão as urnas votar e coloca-los no poder público. Que a deputada Ivana Bastos também tenha um olhar atento;pra melhoria dos serviços da “casa” aos seus servidores.Sejam servidores concursados,tercerizad@s ou correlatos. Que a nova gestão feminina faça da Alba,um exemplo positivo, para as outras casas legistativas do Brasil.