
Enquanto a militância petista corre para espalhar fake news sobre uma suposta “inocência” de Rui Costa no escândalo dos respiradores da Hempcare, a verdade é outra: o Tribunal de Contas da União (TCU) nunca inocentou o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil do descondenado Lula.
O TCU sequer julgou o nome de Rui, apenas focou nos “peões” Carlos Gabas e Valderir Souza, gestores do Consórcio Nordeste. Os dois foram punidos por má gestão, mas o rastro do crime aponta direto para o governo baiano, que indicou a fornecedora de maconha sem histórico para vender respiradores que nunca chegaram.
O prejuízo foi de mais de R$ 49 milhões em dinheiro público.
O processo deixou claro que as tratativas para contratar a Hempcare partiram do Estado da Bahia, chefiado por Rui Costa. Documentos mostram que o mapa de cotações, que deveria garantir a lisura da compra, estava cheio de irregularidades, com propostas forjadas e ausência de assinatura nas cotações. Tudo isso em plena pandemia, enquanto centenas de pacientes morriam por falta de respiradores.
À época, Carlos Gabas, braço direito dos governos petistas e ex-ministro de Lula e Dilma, liderava a operação no Consórcio Nordeste. Gabas escapou de uma investigação mais dura graças à forte articulação política no TCU, com aliados de Lula “atuando” diretamente nos bastidores.
A farsa montada em torno da narrativa de “inocência” de Rui Costa também ignora que o ex-governador foi interrogado pela Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o escândalo Hempcare. Além disso, segundo dados oficiais, a empresa Hempcare foi criada apenas nove meses antes da milionária negociação e nunca tinha fechado contrato com governos. Recebeu o valor integral de R$ 48 milhões de forma antecipada e sumiu sem entregar sequer um único respirador.
Rui Costa, como presidente do Consórcio, foi o principal articulador dessa compra desastrosa.
O escândalo da Hempcare, somado agora às denúncias no INSS, atinge em cheio o descondenado Lula e fragiliza ainda mais o PT na Bahia, onde Jerônimo Rodrigues é considerado o pior governador da história.
Com a crise crescendo a um ano da eleição presidencial, o cerco se fecha: o desespero da militância e dos jornalistas militantes para blindar Rui Costa só escancara o medo de que a conta finalmente chegue nas urnas.