Redução do Estado e alívio fiscal marcam virada econômica na Argentina: Javier Milei tira 10 milhões de argentinos da pobreza

Reprodução

Enquanto Lula amplia o tamanho do Estado e sufoca o brasileiro com impostos, a Argentina de Javier Milei vai na direção oposta e começa a colher resultados. O ministro Federico Sturzenegger anunciou novos pacotes de cortes que envolvem a reestruturação de agências públicas e a limpeza de milhares de decretos ultrapassados.

Segundo ele, a meta é reduzir a burocracia, cortar despesas inúteis e devolver liberdade econômica à população.

“Cada despesa que o Estado economiza é um imposto a menos que as pessoas pagam”.




A estratégia já mostra efeitos práticos: o atual governo argentino reduziu gastos públicos em cinco pontos do PIB e tirou, segundo Sturzenegger, “dez milhões de pessoas da pobreza”. A reforma inclui ainda a centralização de cobranças feitas por agências descentralizadas criadas pelos peronistas, combatendo privilégios e fontes de corrupção.

Para o ministro, quanto mais profunda for a redução do Estado, menor será a carga de impostos sobre a população.

No cenário econômico, a Argentina finalmente começa a respirar: inflação em queda, estabilidade nas contas públicas e esperança renovada para milhões que passaram décadas afundados em crise.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …