Projeto de lei de Marcelo Guimarães Neto propõe proteção a professores com múltiplas jornadas

Divulgação

O vereador Marcelo Guimarães Neto (União) apresentou, na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei nº 155/2025, que assegura aos professores que atuam em mais de uma instituição de ensino, pública ou privada, o direito de justificar ausência em reuniões pedagógicas, administrativas ou de formação continuada, sem prejuízos financeiros ou funcionais.

De acordo com a proposta, será considerada válida a justificativa de ausência quando o professor apresentar declaração oficial da instituição em que participou da atividade, contendo nome completo, data, horário da reunião e assinatura do responsável. A medida visa proteger os direitos dos profissionais da educação e reconhecer as múltiplas jornadas enfrentadas por grande parte da categoria.

“É uma forma de reconhecer a realidade de centenas de educadores que precisam se dividir entre várias escolas para compor sua renda. Não faz sentido penalizar o professor que, no mesmo horário, participou de uma reunião semelhante em outra instituição. Nosso objetivo é garantir dignidade e respeito à sua rotina profissional”, defende o vereador.




O projeto também prevê sanções administrativas para instituições que recusarem justificativas devidamente comprovadas ou aplicarem descontos indevidos.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …