Mais de 900 adolescentes mortos em um ano: Bahia de Jerônimo bate recorde de assassinatos

Divulgação PT Bahia

A Bahia fechou 2023 com um número estarrecedor: 6.616 homicídios, liderando com folga o ranking nacional da violência segundo o novo Atlas da Violência 2025. O dado, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ipea, escancara a tragédia baiana após 20 anos de domínio petista. Só para ter ideia, o estado teve 55% mais mortes violentas do que o Rio de Janeiro, segundo colocado. E o mais grave: o alvo preferencial da violência são os jovens, sobretudo negros e pobres, completamente abandonados por Jerônimo Rodrigues.

Entre adolescentes de 15 a 19 anos, a Bahia registrou 945 homicídios em um único ano, quase o dobro do Rio. A taxa de assassinatos entre jovens de 15 a 29 anos chegou a 113,7 por 100 mil, e entre homens dessa faixa etária o número é assustador: 220,6 por 100 mil habitantes — nível comparável a países em guerra civil.

Nem as crianças escapam: 14 assassinadas de 0 a 4 anos, e outras 48 entre 5 e 14 anos. Isso num estado onde o governador não consegue sequer controlar o próprio sistema penitenciário, dominado por facções que hoje impõem toque de recolher em bairros inteiros.

Além disso, a Bahia está entre os estados com mais homicídios de mulheres e com uma das maiores taxas de assassinatos por arma de fogo. Um estado à deriva, onde as facções ditam regras e o governo petista cruza os braços.




A falência da segurança pública na Bahia é um retrato fiel do projeto do PT: omissão, desgoverno e abandono dos mais vulneráveis. Onde o PT governa, o crime prospera.

É impossível olhar esses números e não responsabilizar Jerônimo Rodrigues, considerado por muitos o pior governador da história da Bahia. Em vez de combater o crime, o governo petista parece mais preocupado em maquiar a realidade com propaganda.

O povo baiano, principalmente o mais pobre, segue exposto à barbárie diária de um estado em colapso, onde ser jovem e negro virou sentença de morte.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …