Discussão entre Rui Costa e Janja vaza jantar de Lula com Xi Jinping e vira vergonha internacional

Ricardo Stuckert / PT

O núcleo do governo Lula entrou em combustão após o vazamento de uma conversa considerada “muito confidencial” entre o presidente, a primeira-dama Janja e o líder chinês Xi Jinping. A crise expôs mais uma vez as brigas internas do PT e colocou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, como principal suspeito de entregar a informação à imprensa.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, fontes do Planalto apontam que Rui já vinha travando disputas de bastidor com Janja especialmente sobre os gastos e o papel dela dentro do governo.

O estopim foi o discurso improvisado de Janja durante o jantar oficial com Xi, quando resolveu falar sobre o TikTok. A primeira-dama criticou a plataforma chinesa e acusou o algoritmo de favorecer a direita no Brasil. O episódio gerou incômodo até na primeira-dama da China, Peng Liyuan, e foi visto como quebra de protocolo por diplomatas experientes.

A China é extremamente rigorosa com a formalidade e não aceita intervenções fora do script, ainda mais sobre temas sensíveis como o controle digital.

Lula, visivelmente irritado com o vazamento, reclamou em público: “Alguém teve a pachorra de contar uma conversa que aconteceu num jantar e que era muito confidencial e pessoal”, disparou. Tentando blindar Janja, o petista afirmou que foi ele quem pediu a Xi Jinping ajuda para “regular o TikTok” no Brasil. Mas nos bastidores, a versão de que Janja agiu por conta própria ganhou força e aumentou o desgaste dela com setores do governo




A crise chegou ao Congresso: a oposição pediu explicações do chanceler Mauro Vieira e voltou a criticar os acordos comerciais firmados com os chineses.

Jair Bolsonaro classificou o episódio como “vergonha internacional”, e Nikolas Ferreira ironizou a primeira-dama nas redes sociais: “Nem o Xi Jinping quis render a narrativa do algoritmo da Janja.” A pressão sobre Rui Costa também aumentou, reforçando sua fama de traíra no próprio partido. A disputa entre ele e Janja escancara a guerra interna do PT e mostra o quanto o Brasil está à deriva.

Com um histórico de mais de US$ 94 bilhões em exportações brasileiras para a China só em 2024, o episódio é mais uma amostra do amadorismo petista em temas estratégicos. O governo prefere lacração a diplomacia.

Enquanto o Brasil afunda em crises e censura nas redes, a esquerda se perde em vaidades, ego e desorganização.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …