Projeto Defesa Civil nas Escolas leva noções de primeiros socorros a alunos de Pau da Lima

Otávio Santos SECOM Salvador

Alunos da Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima, participaram de uma atividade especial que abrangeu orientações sobre primeiros socorros. A iniciativa, realizada por meio do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), visa disseminar a cultura da prevenção entre crianças e adolescentes, especialmente em instituições localizadas próximas a áreas de risco.

A aula foi ministrada, na última terça (13), pela técnica de enfermagem Carolina Molinari, que abordou temas como queimaduras, choques elétricos e engasgos, com linguagem e dinâmicas adaptadas à faixa etária dos alunos. Com quase 1 mil matriculados do 1º ao 6º ano, a Roberto Correia tem 34 participantes envolvidos diretamente nas atividades.

O projeto ocorre ao longo de um semestre e contempla diferentes módulos, incluindo percepção de risco, educação ambiental, mudanças climáticas e doenças como dengue e leptospirose, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ao final do ciclo, os alunos visitam o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), na Avenida Bonocô, e participam de uma culminância com apresentações sobre os temas trabalhados.




Para a professora Tânia Maria Oliveira, o projeto complementa o trabalho pedagógico em sala de aula. “Eles aprendem de forma lúdica e aplicam o conhecimento na vida prática, em casa e na comunidade”, disse.

Segundo Rafaela Moreira, chefe do PDCE, a escolha das escolas segue critérios técnicos. “A triagem considera fatores como localização em área de risco, número de alunos afetados e estrutura pedagógica. Essa unidade (Roberto Correia), por exemplo, é considerada escola-abrigos e atende diretamente uma comunidade vulnerável”, explicou.

Entre os participantes, o aluno Luiz Eduardo, de 11 anos, mostrou entusiasmo com os conteúdos. “Aprendi como ajudar alguém que levou choque e também sobre os riscos de construir casa perto de bananeira. Acho importante passar esse conhecimento para outras pessoas também”, afirmou.







Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …