Camamu, no litoral sul da Bahia, acaba de conquistar um título vergonhoso: o de pior qualidade de vida do estado, segundo o Índice de Progresso Social (IPS). Mesmo com suas paisagens encantadoras, a cidade amarga uma nota de apenas 46,43 em 100, com os piores indicadores em saúde, segurança e educação.
Um dos pontos mais críticos é o assassinato de jovens onde a cidade chegou a registrar 151 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2021, e mesmo com a queda para 75 em 2023, o cenário segue alarmante. Camamu faz parte do programa federal de segurança, mas isso pouco adiantou.
Enquanto o governo Jerônimo Rodrigues finge que está tudo sob controle, o caos social se espalha pelo interior da Bahia. A própria coordenadora do IPS, Melissa Wilm, alertou que o litoral baiano concentra os piores indicadores do estado. Taperoá, Belmonte e Wenceslau Guimarães também estão entre os municípios mais mal avaliados.
A Bahia segue afundando, fruto direto do abandono do PT, que governa o estado há 20 anos e transforma a desigualdade em rotina.
.
(Com informações do Correio)