
O vulcão Etna, um dos mais ativos do planeta, entrou em erupção mais uma vez nesta segunda-feira (2), na Sicília, assustando turistas que estavam no local. Vídeos nas redes sociais mostram gente correndo enquanto uma coluna de fumaça escura subia por mais de 6 mil metros de altura.
Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o fenômeno foi causado por um colapso na parte norte da cratera sudeste, e liberou gases, cinzas e rochas em alta velocidade. Apesar do susto, até o momento não há registro de vítimas ou feridos.
Somente em 2025, o Etna já entrou em erupção 15 vezes, reforçando seu título de vulcão mais ativo da Europa. A Defesa Civil da Sicília recomendou que ninguém suba até o pico até segunda ordem.
A boa notícia é que o aeroporto de Catânia, que fica perto da montanha, segue funcionando normalmente, o que mostra que a situação está sob controle… por enquanto. Mas quem estiver viajando ou com voo marcado pra lá precisa ficar atento a qualquer mudança nas próximas horas.