Salvador é referência no acolhimento de mulheres vítimas de violência

Desde 2013, Salvador avançou nas ações de proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Nesse período, a Prefeitura investiu R$ 11.872 milhões em infraestrutura e ações de prevenção, atenção e enfrentamento ao problema. A Superintendência de Política para as Mulheres (SPM), órgão municipal, foi fortalecido com esses investimentos, e tem promovido atividades que vão desde o acolhimento e proteção a vítimas até a realização de atividades que buscam restabelecer a autoestima dessas mulheres, como cursos, palestras e oficinas de educação, bem como aulas de defesa pessoal, biodança e atendimento jurídico e psicológico.

acm-neto-violencia-contra-a-mulheres-centro-de-acolhimento-loreta-valadares-prefeitura-de-salvador-bahia

Como lembra a titular da SPM, Monica Kalile, esse investimento tornou possível a restruturação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares e a criação da Casa de Acolhimento Provisório de Curta Duração Irmã Dulce, a primeira do município destinada às mulheres vitimas de violência familiar e tráfico de pessoas. “Com isso, a Prefeitura conseguiu dobrar sua capacidade de atendimento às mulheres em risco de violência. A decisão da atual gestão de vincular a SPM ao Gabinete do Prefeito viabilizou a celeridade das soluções dos inúmeros desafios encontrados”, informa.

O Loreta Valadares esta localizado na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, Barris. A casa mede 395 metros quadrados, possui salas especificas para atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados, pedagogos e brinquedoteca. Há ainda sala diferenciada para mulheres grávidas, idosas ou cadeirantes, dois espaços para capacitação profissional, de dança e de empreendedorismo.

Já a casa de acolhimento possui um espaço com 595 metros quadrados, quintal, horta, parque, brinquedoteca, sala de leitura, de jogos, cinco quartos com beliche, cama de bebê e uma equipe técnica treinada, qualificada e pronta o atendimento. Tem capacidade de abrigar até 30 mulheres no período de até 15 dias, podendo estar acompanhada ou não de seus filhos de 0 a 12 anos. E o endereço será restrito apenas à rede de atenção à mulher, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública do Estado e Tribunal de Justiça da Bahia. Vale lembrar que outros dois centros de referência vão ser implantados nas regiões de Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …