Neste domingo (14) em que é comemorado o Dia dos Pais, o Site TV Servidor não poderia nesta data deixar de prestar homenagem a todos os homens de família que dedicam suas vidas pela vida dos seus filhos.
Dia dos País é mais do que comprar e agradar com presentes, viajar, se reunir em encontros de país com os seus familiares, ter momentos de descontração, cantar a música “Pai” do cantor e compositor Fábio Junior, ler mensagens específicas ou qualquer outra coisa, é um momento especial de amor reservado para que o filho dedique atenção, carinho, cuidado e respeito para aquele que abre mão da sua vida pela vida daquele que gerou e colocou no mundo com vida.
Um exemplo e referência de amor foi quando Deus entregou Jesus Cristo, seu filho unigênito, por amor e em favor de muitos, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Isso é a prova que o amor de Deus, nosso Pai Maior, garante a vida e a salvação eterna. O amor de muitos pais para com os seus filhos e de muitos filhos para com os seus pais tem se esfriado ao longo do tempo e, infelizmente, muitos pais rejeitam seus filhos e muitos filhos rejeitam seus pais por algum motivo, mas nunca é tarde para que Deus reacenda e reaqueça a chama do amor entre país e filhos que foi apagada pelas adversidades, barreiras, circunstâncias, dificuldades, obstáculos e problemas que a vida impôs, mas também nunca é tarde para o recomeço de uma nova relação entre os dois que foram gerados no amor de Deus Pai.
Não se ensina a ser pai através dos estudos e dos livros. Ser Pai é uma atitude de amor daquele que verdadeiramente ama, cuida, cria e respeita o seu filho desde que gerou até o fim da vida, independente de qualquer coisa ou situação. O mundo propaga que a figura do pai virou sinônimo de irresponsabilidade e de falta de obrigações. Ser Pai é mais do que gerar, é mais do que trabalhar para comprar, agradar e suprir necessidades e custear despesas dos seus filhos, ser pai é amar, cuidar, criar, respeitar na essência e está presente mesmo na diferença ou indiferência, e este amor, cuidado, criação e respeito devem ser cultivados a cada dia de vida.
Você que é filho pode ter a liberdade de comemorar este data com o seu Pai. Não é necessário ter dinheiro ou condições para celebrar esta data especial, basta um simples gesto, com um beijo, um abraço, se reunir em casa em família, dedicar este momento e este tempo para um simples passeio, cultuar a Deus juntos ou um pedido de perdão. Se está doente, preste assistência, carinho e cuidado; se abandonou ou se foi embora, acumulando mágoa, ódio ou rancor ou se desejou algum mal, peça perdão, se reconcilie e deseje o bem. Não importa o que aconteceu ou esteja acontecendo, faça a diferença com um simples gesto de amar e de perdoar seu pai e seu filho e não deixe este momento passar em branco, e que não seja mais um dia ou mais uma data comemorativa em sua vida, mas aproveite este momento enquanto é tempo, porque há tempo para todas as coisas.
Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é todos os dias, mas Deus reserva e separa dias e momentos especiais como este para se repensar os valores de família que começam dentro de casa para se ter uma sociedade mais justa, forte, solidária, fraterna e que ame o seu próximo, assim como Deus nos amou.
Mais do que isso, os pais devem se inspirar em Deus, o nosso Pai Maior, para se dedicar em amor aos seus filhos com toda intensidade, estabelecendo e mantendo uma forte relação em todo o tempo e em todos os momentos especiais como um laço que não se rompe. Ser Pai vai além de tudo isso que descrevemos, e as letras que formam a palavra Pai significam: P – Proteger, A – Amar e I – Inspirar e que essas palavras se transformem em atitudes entre pais e filhos hoje e sempre.
Rafael Santana