O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT) não deixou por menos a ‘sugestão oportunista’ de deputado estadual sobre a criação de uma pasta específica para o Esporte. Neste sábado (20), cumprindo agenda em bairros da cidade, Suíca também criticou “o uso dos medalhistas olímpicos baianos para politicagem”. “Pensam que com a criação da Secretaria do Esporte se resolveria todos os problemas e entraves que vive o esporte. Como se isso, por si só, fosse a solução para ganhar mais medalhas ou de ter mais oportunidade para o povo”, contesta.
Para o edil petista é necessário recursos e oportunidades para os atletas baianos. “Só eles e suas famílias sabem o quanto sofreram para chegar até as olimpíadas e, como eles, devem ter muitos na periferia de Salvador e no interior da Bahia, só esperando para serem revelados. Que isso sirva de exemplo para o governo investir mais nas escolas e não em criação de secretarias. De que adianta ter secretarias e não ter orçamento para administrar? O esporte tem que caminhar com a educação”, frisa Suíca.
De acordo com o vereador soteropolitano, há detalhes que se perdem quando se usa “politicamente um assunto sério para tentar ganhar espaço na mídia com polêmica”. Suíca diz que o Ministério do Esporte deveria investir mais na Bahia e, que sem a educação o esporte não rende.
“Mete o pau dizendo que a Secretaria é do Trabalho e que o Esporte é só um leque, mas esquece que essa questão do esporte é resolvida via Sudesb. O mesmo órgão que ainda sofre com a tragédia que vitimou fatalmente sete pessoas na Fonte Nova e com o acordo da construção da nova Arena, que fechou o Ginásio Antônio Balbino e a piscina olímpica que tínhamos. Enquanto o Rio de Janeiro manteve o Maracanãzinho, nós fechamos o nosso ginásio, que poderia ser usado como laboratório para grandes atletas”, finaliza.