Um grupo de taxistas fizeram mais uma manifestação na manhã desta terça-feira (22), na avenida ACM, em Salvador. Eles protestaram contra motoristas do aplicativo Uber que eles chamam de “clandestinos”. O ato causou congestionamentos em vários pontos, como Bonocô e Paralela.
Na manhã de hoje, cerca de 50 manifestantes partiram de frente do Shopping da Bahia. Eles deram as mãos, formando um cordão humano para bloquear a avenida ACM, o que deixa o tráfego congestionado na região. Apenas uma faixa foi liberada.
O grupo fechou a faixa à direita, próximo ao Detran onde o trânsito ficou congestionado. Nas proximidades da rodoviária, o trânsito ficou também congestionado no sentido centro e livre no sentido Paralela.
Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e policiais militares (PMs) acompanharam a manifestação. Houve um tumulto entre manifestantes e PMs na altura da rodoviária, porque os taxistas não queriam liberar a passagem de veículos.
Os manifestantes impediram a saída de um taxista que não aderiu ao movimento. Ele estava com uma passageira no momento, que ficou nervosa com a ação do grupo.
Os protestos dos taxistas tem sido constantes. Desde que o aplicativo começou a funcionar na capital baiana, Eles alegam concorrência desleal, já que os motoristas da Uber não pagam impostos. Os taxistas exigem também intensa fiscalização do transporte clandestino em geral.
De acordo com o presidente da entidade, Valdeilson Miguel, o protesto de hoje não tem o apoio da Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT). Ele explicou que a categoria aguarda a votação do projeto de lei que avalia a regulamentação da Uber no Brasil.
Foto: Xando Pereira/A TARDE