O prefeito ACM Neto (DEM) apresentou em coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (30), em seu gabinete no Palácio Thomé de Souza, detalhes sobre o projeto de reforma administrativa que inclui mudanças no secretariado e a tomada de algumas medidas para garantir a saúde financeira e a economia do município diante da nova composição do segundo governo. O prefeito detalhou as medidas adotadas pela administração durante o segundo mandato partir de 2017 ao anunciar extinção de duas e a criação de três secretarias: extintas – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (SEDES) e Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), além do Escritório Salvador Cidade Global, a PREVIS e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
Entre os presentes durante a apresentação estavam o vice-prefeito Bruno Reis, o secretário da Casa Civil, Luíz Carreira, o chefe de gabinete, João Roma, a secretária de Gestão, Sonia Magnólia, e os vereadores Cláudio Tinoco (DEM), Kiki Bispo (PTB), Geraldo Júnior (SD) e Joceval Rodrigues (PPS).
Um dos principais destaques da reforma anunciados pelo prefeito é que Bruno Reis vai acumular três funções no primeiro escalão do governo: o de vice-prefeito e, ao mesmo tempo, o de secretário de Relações Institucionais, além de Articulação Política.
“Tenho a missão de me relacionar com todas as partes nessa missão de articulação política, com a Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, com a Câmara dos Deputados e outros poderes constituidos, além dos segmentos sociais. Vou me dedicar com muito empenho, com muita força e dedicação para ajudar o prefeito a governar a cidade”, disse Reis.
A reforma prevê também a criação de três secretarias que integram o alto escalão do governo municipal, entre elas, a Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer, Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Comunicação. O projeto de reforma administrativa será encaminhado hoje para apreciação e votação na Câmara Municipal de Salvador.
Um dos responsáveis à frente do projeto de reforma administrativa da Prefeitura, o secretário da Casa Civil, Luíz Carreira, considera que a nova medida gera impacto na gestão. “As secretarias foram reforçadas para proporcionar maior eficiência e eficácia a própria administração”, garante o secretário.
O prefeito adiantou que não vai anunciar os nomes do novo secretariado enquanto o Projeto não for aprovado pelo Legislativo e não chegou a dizer se os nomes já foram definidos. ACM Neto deve anunciar a nova equipe de governo entre os dias 15 e 20 de dezembro.
Na área de Políticas Sociais, Neto fez questao de destacar a criação da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência que estará vinculada ao seu gabinete, que vai receber atenção especial do prefeito. Na gestão de Políticas Economicas e Fiscais, o gestor democrata destacou o estabelecimento de agendas e diálogos com entidades, a exemplo da Federação das Indústrias, Associação Comercial etc. em atrair empresas e investidores para gerar investimentos para a cidade, além da criação do Programa Salvador Emprego através de um Projeto de Lei que será encaminhado ao Legislativo Municipal.
O prefeito ACM Neto disse que a espinha dorsal da reforma administrativa está mantida com alguns ajustes necessários para a eficiência da gestão municipal e pretende com a medida chegar a uma economia de R$ 100 milhões ao ano para garantir o controle do gasto público e manter o equilíbrio fiscal diante de um cenário de crise no país que afeta estados e municípios.
“Nós, desde o primeiro dia de gestão na prefeitura adotamos o controle do gasto público como princípio da nossa administração para preservar o equilíbrio das contas”, lembra o prefeito.
Vereadores da base se aliam a nova reforma
Na Câmara Municipal de Salvador, os vereadores da base de ACM Neto receberam com expectativa o anúncio do projeto de reforma administrativa e aguardam a medida chegar ao Legislativo para ser aprovada. A intenção do ajuste que pretende extinguir duas e criar três secretarias é gerar controle do gasto público, equilibrio fiscal e economia para a cidade. A medida para a administração do segundo mandato pode resultar em indicação de cargos dentro do alto escalão do segundo governo municipal entre os nomes que dão sustentação ao prefeito na Casa, já que os mesmos tem sido protagonistas no Legislativo em aprovar importantes projetos do Executivo, a exemplo de liberação de obras e recursos.
Sobre a indicação dos vereadores para comandar secretárias do Executivo Municipal, ACM Neto não descarta a possibilidade, fato que foi reforçado por alguns vereadores aliados ao prefeito. “Nós temos vereadores muito qualificados que podem desempenhar bem o papel no Executivo”, disse Neto.
Perguntado sobre a preferencia entre Leo Prates e Paulo Câmara na disputa pelo comando do Legislativo Municipal, ACM Neto disse que “nenhum dos dois”, ao afirmar que “essa questão não está em discussão”, mas frisou que são dois fortes aliados do seu governo.
Na oportunidade, Neto destacou ainda a atuação do vereador Joceval Rodrigues (PPS) na liderança do governo na Casa. “Como eu não vou ficar satisfeito com um líder que aprovou 100% dos nossos projetos?”, elogia o prefeito.
Um outro nome aliado ao prefeito disse ao TV Servidor que aposta nos nomes dos vereadores Heber Santana (PSC) e Tiago Correia (PSDB), que podem integrar os quadros do secretariado do segundo governo de ACM Neto, apesar de o prefeito voltar a dizer que só vai anunciar os nomes quando o projeto de reforma administrativa for aprovado na Câmara.
Rafael Santana/Foto: Mathias Jaimes e Rafael Santana/TV Servidor