O prefeito ACM Neto comemorou na sexta-feira (16), a marca de dois milhões de atendimentos nas Prefeituras-Bairro espalhadas pelos bairros de Salvador. Durante toda a administração, a Prefeitura de Salvador esteve mais perto dos moradores dos bairros da cidade. A ação integrada trouxe à população uma série de serviços voltados ao cidadão, além de intervenções de zeladoria e políticas públicas com resultados significativos para os bairros.
Uma grande festa, com a presença do prefeito ACM Neto e gestores do interior comemorou os dois milhões de atendimentos realizados entre 2013 e 2016 pelas Prefeituras-Bairro de Salvador. O evento foi realizado na sexta-feira (16), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocasião, houve a apresentação do balanço da atuação das Prefeituras-Bairro, feito pelo diretor-geral Júnior Magalhães. As instituições parceiras como Coelba, Tribunal de Justiça da Bahia e Polícia Militar estiveram presentes no encontro. No mesmo evento, cerca de 350 funcionários das Prefeituras-Bairro receberam certificados de conclusão do curso de Excelência no Atendimento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Dez deles serão selecionados para simbolizar suas unidades durante o evento.
“Quero agradecer a todos os funcionários e colaboradores que nos ajudam diariamente a atender o cidadão com respeito e atenção”, elogia o prefeito ACM Neto.
Para comemorar também o resultado no atendimento a população, o diretor-geral das ‘Prefeituras-Bairro’, Júnior Magalhães, elogiou o sucesso dos serviços prestados pelas unidades da administração municipal espalhadas pelos bairros de Salvador. “São 500 mil pessoas atendidas em cada Prefeitura-bairro. é um número significativo e importante que coloca a Prefeitura-bairro como um dos maiores projetos de descentralizção administrativa do Brasil”, destaca.
Na mesma linha, Reinaldo Braga Filho, que já ocupou o cargo de coordenador das ‘Prefeituras-bairro’, destaca o número de atendimentos como uma marca histórica e fez um retrospecto sobre a implantação do projeto na cidade. “Lembro quando junto com a nossa equipe e os queridos subprefeitos pegamos esse projeto do zero. Juntos e com apoio incondicional de ACM Neto, João Roma, Luiz Galvão e Kaio tiramos do papel aquilo que muitos diziam ser impossível. As Prefeituras-bairro ainda alcançarão voos mais altos e isso será cada vez melhor para o povo de Salvador. Desejo que toda equipe, agora capitaneada por Júnior Magalhães, siga em frente superando metas e servindo bem a população”, deseja Braga.
Presença do Prefeito
Durante suas visitas à ação das “Prefeituras-Bairro”, instaladas em diversos bairros de Salvador, o prefeito reforçou que a criação deste projeto visa beneficiar os moradores das regiões onde uma unidade da administração municipal está presente.
Ao tirar a iniciativa do papel em cumprimento a uma promessa de campanha feita há quatro anos atrás, o prefeito ACM Neto possibilitou com a “Prefeitura-Bairro” ações de forma integrada, atingindo grandes resultados, com a solução imediata de demandas locais e ampliação da presença da Prefeitura em territórios carentes e distantes.
Prefeitura-Bairro
As Prefeituras-Bairro, desde que foram implantadas, já atenderam a mais de 500 mil pessoas. Foram, no total, dois milhões de atendimentos realizados, já que muitos cidadãos retornam às unidades para novas demandas ou acompanhamento de solicitações. Com dez sedes atendendo às diferentes regiões administrativas do município, sendo as mais procuradas as do Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras e Pau da Lima, as Prefeituras-Bairro surgiram como uma forma de descentralizar a gestão, levando os serviços municipais para perto da população e, assim, facilitando a atuação dos órgãos municipais. Hoje, 90% dos atendimentos são concluídos imediatamente no ato da solicitação, por se tratarem de serviços imediatos.
Nas unidades, a população tem acesso também aos serviços das secretarias municipais da Fazenda (Sefaz), de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), de Ordem Pública (Semop), Urbanismo (Sucom), além de parcerias com instituições como a Coelba, Tribunal de Justiça e Previdência Social (INSS). Hoje, as sedes atendem as regiões administrativas do Subúrbio/Ilhas, em Paripe; Barra/Pituba, no Rio Vermelho; Centro/Brotas, na Praça da Sé; Cajazeiras, em Fazenda Grande II; Itapuã/Ipitanga, em Itapuã; Cidade Baixa, na Ribeira; Liberdade/São Caetano, em San Martin; Pau da Lima, em São Marcos; Valéria, em Valéria; e Cabula/Tancredo Neves, no Cabula.
Todas as secretarias municipais estiveram envolvidas nas ações integradas com a comunidade onde as unidades das Prefeituras-bairro estão instaladas e intensificaram serviços como limpeza, tapa-buracos, além de podas de árvores e manutenções de praças e parques. Os bairros receberam ações de melhorias na iluminação pública e de infraestrutura, entre outros serviços.
Os bairros mais carentes foram escolhidos pela necessidade de demanda por serviços públicos onde o cidadão pode registrar sua reclamação, sugestão ou crítica. Graças à intervenção, os bairros mudaram para melhor. O mutirão de serviços trouxe mais cidadania e bem estar aos moradores.
Rafael Santana/Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor / Max Haack/AGECOM