“Um governo de continuidade sem continuísmo”, diz ACM Neto durante o anúncio dos novos secretários da nova gestão 2017-2020

Durante o evento de apresentação dos nomes dos novos secretários para a segunda gestão (2017-2020) na manhã de quinta-feira (22), no Teatro Gregório de Matos, na Barroquinha, o prefeito ACM Neto falou sobre a definição do secretariado e as expectativas em relação ao trabalho que vai realizar no segundo governo “de continuidade sem continuísmo” a partir de janeiro de 2017 no comando da prefeitura de Salvador.

ACM Neto, que foi eleito com 74% dos votos na última eleição municipal no dia 2 de outubro, revelou sua expectativa para a gestão do próximo mandato com a nova equipe de governo, os critérios para a escolha do nomes dos secretários e, além disso, lembrou da preocupação de mais uma gestão à frente da prefeitura de Salvador, desta vez, diante do momento de um cenário de uma grave crise econômica no país com a queda de arrecadação de recursos que afeta a maioria das prefeituras, mas disse que pretende promover uma política de austeridade fiscal para a garantir a economia dos recursos para os investimentos em Salvador.

O prefeito estima que a nova reforma administrativa vai aprimorar a capacidade de gestão de serviços públicos pela prefeitura e prevê um impacto na economia durante a gestão municipal.

“Fazer um governo melhor por Salvador”

O prefeito ACM Neto afirmou que apesar das eventuais restrições orçamentárias que poderão afetar a prefeitura de Salvador, o seu objetivo é fazer um governo melhor em relação ao crescimento econômico e social da cidade e prestação de serviços à população.

ACM Neto considera que esse processo de evolução na gestão é fundamental para que o desenvolvimento do município e à melhoria das condições de vida da população sejam melhorados.

“Nós fizemos um rearranjo na prefeitura e as áreas que foram extintas foram incorporadas por outras pastas. Posso garantir que teremos a continuidade de tudo o que foi feito, mas também o aperfeiçoamento para o próximo governo. Eu entendo que era fundamental garantir essa renovação, trazer gente com novo oxigenio e com nova disposição pra gente estabelecer novas metas e quem sabe, se Deus quiser, fazer um trabalho ainda melhor por Salvador”, ressalta.

ACM Neto fala em continuidade e descarta continuísmo 

Questionado sobre qual será o perfil de seu governo, se a sua gestão será igual ou totalmente diferente dos quatro últimos anos, o prefeito ACM Neto ressaltou a diferença entre o que poderia ser considerado continuísmo do que pode ser chamado de continuidade. “Existe uma grande diferença entre continuísmo e continuidade. O nosso governo não será de continuísmo, como já destaquei, quero fazer um governo melhor ao que temos hoje e foi para fazermos mais do que está sendo feito. Durante a campanha política eu havia me comprometido com a cidade em fazer um governo de continuidade sem continuísmo. Essa foi uma preocupação nossa no momento da montagem dessa nossa equipe”, explica ele, que espera contar com o apoio dos vereadores para governar a cidade.

“Um governo de continuidade e não de continuísmo significa dizer que é um governo que mantém a estrutura e a base do que nós já fizemos por Salvador, mas sem continuismo. Como prova disso, dos 17 secretários hoje apresentados, sete estão continuando à frente das suas pastas e 10, portanto a maioria, assume pela primeira vez o comando de cada uma dessas áreas”, completa.

Ao ser questionado sobre sua expectativa sobre o comportamento da Câmara e dos vereadores, Neto garantiu esperar bom senso, responsabilidade e compromisso público dos representantes do Legislativo. “Avalio que os vereadores batalharam muito para se elegerem e trabalharem em favor da cidade, para ajudar o governo nos projetos de interesse da população”, espera.

ACM Neto aposta no sucesso da segunda gestão com a nova equipe de governo

O prefeito ACM Neto demonstrou durante o evento de apresentação dos nomes dos novos auxiliares para a segunda gestão que tem plena confiança no novo secretariado do primeiro e do segundo escalão do governo municipal. Durante a nomeação e na conversa com à imprensa, o prefeito fez questão de registrar que foi criterioso na escolha de cada um dos novos secretários.

“Acima de tudo foi examinado o currículo, o histórico de cada um e como cada um pode contribuir para a administração. Essa foi uma filosofia em nosso primeiro mandato que deu certo, e é uma filosofia que me seguirá. O critério principal é o currículo, a qualificação, o preparo técnico e a experiência e a possibilidade de contribuir para Salvador. Todos os nomes tem um perfil adequado para a área que vão comandar. Isso pra mim foi fundamental e, é claro, trabalhar com um grupo coeso e unido. Eu estou muito satisfeito com a equipe montada e sei que esta a altura das expectativas de Salvador”, disse.

“Dos 17 secretários anunciados hoje, sete continuarão a frente as suuas pastas  e nós teremos 10 pessoas assumindo pela primeira vez  as suuas respectivas secretarias, ou seja, mais da metade da equipe deste segundo mandato é uma equipe nova que chega para assumir novos desafios. Isso não significa dizer que quem estava à frente destas pastas não estavam dando conta do recado, muito pelo contrário, deram conta e muito bem, no entanto, em função de um conjunto de motivos nós tivemos que fazer estes ajustes, convidar novas pessoas para trazer novo oxigenio e nova motivação para o nosso trabalho. E é com esse espírito que a gente espera que os colaboradores cheguem a prefeitura de Salvador. Eles vão assumir a partir de janeiro com muita dedicação com todo o tempo possível. Nós temos novos desafios para a cidade, sobretudo, enfrentando esse período difícil do país, mas eu tenho certeza que pela qualificação dos quadros que nós escolhemos, nós vamos ter um time de excelência que vai dar conta do recado neste próximo mandato”, acredita.

“Não houve dificuldade para escolher o secretário. Eu desde o primeiro governo dei uma demonstração para a cidade que sei fazer essas composições, que sei escolher as pessoas certas para o lugar certo. Eu acho que esse time é o melhor que nós poderiamos montar. Eu estou muito satisfeito e muito tranquilo com a capacidade de cada um e eu tenho certeza que vai ser um time que vai esta à altura do recado das urnas no último dia 2 de outubro que foi a aprovação de 74% da população”, defende.

O prefeito disse que fará o anúncio do segundo escalão e dos demais dirigentes da prefeitura a partir da primeira semana de janeiro de 2017 depois da realização do maior reveillon do Brasil em Salvador promovido pela prefeitura.

Escolha sem indicação política partidária

Questionado se a escolha dos novos secretários teve indicação política partidária, o prefeito disse que houve conversas e dialógo aberto com os partidos, mas deixa claro que todas as escolhas foram decididas por ele. “A gente não ganha uma eleição sozinho e não pode governar sozinho, agora, quem me conhece sabe, eu não permito que existam ilhas no meu governo. Aqui não tem secretário indicado pelo partido A ou partido B, todos foram escolhidos pessoalmente por mim e nós vamos trabalhar como um time que, se Deus quiser, vai ser campeão a partir de janeiro. Todas as escolhas foram de minha responsabilidade. Mesmo quando se trata de um quadro partidário, mesmo quando se trata de um diálogo aberto para uma reflexão maior com os partidos políticos, todas as escolhas foram minhas”, explica.

“A populaçao delegou a mim a tarefa de governar a cidade. Mais do que isso, na hora de ser cobrado, eu serei cobrado por ter essa responsabilidade. As escolhas foram feitas com muita reflexão, de muita conversa desde o dia posterior a eleição, eu já comecei a pensar na equipe e essa foi a última etapa dentro do processo de reforma administrativa”, acrescenta.

“O momento é de economizar, de apertar os cintos”

O prefeito considera que as mudanças na reforma administrativa vão gerar impacto no orçamento, com uma economia de mais de R$ 100 mi no próximo ano. “O momento agora é de economizar, é o momento de  apertar o cinto. Afinal de contas, a situação econômica do país atinge a cidade e diminui a nossa arrecadação. Nós vamos perseguir essa economia de R$ 100 mi no próximo ano”, garante.

Rafael Santana/Foto: Max Haack/AGECOM

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …