Um dia após a posse dos vereadores eleitos, a Câmara fará a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2020. Cada cargo possui eleição própria, sendo necessária a maioria simples de votos – presentes pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara – para se eleger. A primeira votação será para o cargo de Presidente da Câmara Municipal, e na sequência para os cargos de vice-presidente, 1º Secretário(a) e 2º Secretário(a).
Os 43 vereadores terão que marcar presença no plenário para a sessão que irá eleger a Mesa Diretora (presidente, primeiro secretário, segundo secretário e vice-presidente) e os componentes das comissões permanentes para o ano de 2017. Os vereadores escolhem, através do voto, os membros da mesa diretora do legislativo municipal, para os próximos quatro anos. Para ser escolhida, a chapa deve ser votada pela maioria dos vereadores.
Na sequencia, será empossada a mesa diretora do legislativo para o ano de 2017.
Eleita a Mesa Diretora, chega a vez de escolher os membros das comissões permanentes da Câmara.
A escolha dos membros das comissões acontece também por chapa, sendo que cada chapa indica os membros e cargos que devem ocupar em todas as comissões. A chapa eleita, portanto, define quem serão os membros e quais cargos vão ocupar em cada uma das comissões da Câmara.
A partir de janeiro, a Câmara retoma os trabalhos legislativos no plenário da Casa com a realização da primeira sessão ordinária de 2017.
As sessões serão abertas à população e poderão ser acompanhadas da galeria do plenário ou através da transmissão ao vivo pela TV Câmara em canal aberto ou pela internet através do site da Câmara no www.cms.ba.gov.br.
Rafael Santana/Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor