
Durante o discurso em sessão solene que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador na manhã de quinta-feira (2), o prefeito ACM Neto (DEM) apresentou um balanço de seu primeiro governo e destacou as obras previstas para o segundo governo, iniciado no dia 1º de janeiro. O “grande desafio apontado pelo prefeito é garantir até 2020 a continuidade dos serviços e obras da cidade, aliada ao equilíbrio das contas públicas, principalmente neste período de dificuldade orçamentário-financeira que atinge todo o Brasil. Apesar da crise economica, o prefeito garantiu o andamento de obras como o BRT (bus rapid transit) e o Hospital Municipal.
“Nós vivemos um momento de crise, com muitas incertezas no que se refere à arrecadação municipal. Não há ainda também clareza no que se refere à retomada do crescimento econômico, que é decisivo para que a arrecadação do poder público no Brasil volte a crescer. Sendo assim, a gente começa o ano de 2017 com uma postura muito cautelosa e conservadora”, afirma o prefeito ao lembrar que sua “maior preocupação” é “preservar o equilíbrio das contas” da prefeitura.
“Mas é claro, vamos garantir a entrega das obras que já foram iniciadas e focar também nos novos projetos, a exemplo do BRT, que devemos publicar a licitação em poucos dias; o Hospital Municipal, cujo cronograma vem sendo cumprido rigorosamente; os novos trechos de orla e obras viárias; além de prosseguir na ampliação dos serviços de educação”, garante ACM Neto.
Um dos destaques durante o seu segundo governo será a construçao do primeiro Hospital Municipal. O novo hospital terá 210 leitos, dos quais 30 de UTI, além de um centro de apoio diagnóstico que vai ampliar a oferta de tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia na rede pública da capital. “A construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, é uma demonstração da prioridade que nossa administração vem dando a estas áreas essenciais”, destaca o prefeito. Miramos o futuro da cidade, mas preocupamo-nos, sobretudo, com o futuro das pessoas”, enfatiza ACM Neto.
Outra novidade que será também destacada durante o segundo governo do prefeito ACM Neto é as obras do BRT. Apesar de se preocupar com o equilíbrio fiscal, o prefeito garantiu que edital de licitação para as obras de construção do BRT deve sair nos próximos dias.
“Vivemos periodo de crise. Não há clareza no que se refer a retomada do crescimento econômico. A gente começa o ano de 2017 com uma postura muito cautelosa, conservadora, mas garantindo a entrega da obras e focando em novos projetos, como o BRT, cujo edital vamos publicar licitação em poucos dias”, pontua o prefeito.
Eleição de Ângelo Coronel na AL-BA
O apoio do prefeito ACM Neto e dos deputados da oposição candidatura do deputado Ângelo Coronel à presidencia da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) garantiram a eleição do pessedista no comando do Legislativo Estadual. Agora, resta saber se a vitória de Coronel vai render uma possível aliança e apoio político do PSD comandado pelo senador Otto Alencar sobre uma possível candidatura de ACM Neto ao governo do Estado em 2018, apesar do democrata não admitir essa hipótese. Durante a coletiva de imprensa, Neto não quis comentar sobre 2018 e, no mesmo momento, disse que “o governo tentou puxar o tapete de Coronel” diversas vezes.
“Eu não vou especular 2018 sobre nenhuma hipótese já disse. Respeito a opinião do vice (Bruno Reis), ele tem direito de colocá-la. Eu prefiro presrevar o silêncio”, disse Neto.
Ele voltou a dizer que “a Bahia sabe” que o candidato do governador era Marcelo Nilo, e que o governo se envolveu nos bastidores para “puxar o tapete” da candidatura de Coronel. “O apoio de 19 deputados foi acertado em reunião coletiva e isso foi decisivo. O resto vocês tiram as próprias conclusões”, disse o prefeito.
ACM Neto respondeu durante a coletiva de imprensa se a eleição de Coronel representa vitória para a oposição em termos de aliança, de apoio político na Assemblea Legislativa e nas eleições em 2018. “Não tenho que ficar cantando vitória de nada. Todos sabem que o candidato do governador era o então presidente Marcelo Nilo [PSL]. Se dependesse do governo e do partido dele, Nilo partiria para 12 anos de liderança à frente da presidência da Assembleia. Como sabem também, o apoio dos 19 deputados de oposição foi acertada no último sábado. Eles se uniram, foi decisivo”, disse o democrata.
Em discurso de posse após ser eleito como novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Coronel agradeceu ao prefeito de Salvador pelo apoio, além de enaltecer o senador Otto Alencar, presidente do PSD, que já declarou em outras ocasiões que se partido faz parte da base do apoio do governador Rui Costa (PT), que já pode-se dizer que é candidato do PT à reeleição ao governo do Estado.
Morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia
Na ocasião, ACM Neto lamentou também a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula. “A gente lamenta profundamente. É uma figura pública que deu contribuição para o país como primeira-dama. Ela sempre foi distinta. Sabia a importância da função que exercia. Lamentamos muito. Quero dizer que sinto essa perda prematura. Esperamos que a família tenha o conforto necessário para superar esse momento de dor”, afirma.
Rafael Santana