Marta Rodrigues pede mais unidade de saúde e menos publicidade

A vereadora Marta Rodrigues (PT) afirma que o prefeito de Salvador ACM Neto deveria investir na construção de novas unidades de saúde ao invés de realizar publicidade toda vez que realizar a reforma de uma delas. “Ele só tem feito a reforma e o próprio marketing. É desprezado o fato de que a cobertura da atenção básica na cidade continua a ser a mais baixa entre as capitais do nordeste e do Brasil, atingindo apenas 36% no global, quando o ideal é de 70%”, entende Marta com informações do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a baixa cobertura da atenção básica afeta no volume e no perfil de atendimento das unidades de emergência do Estado. Em mais de 70% dos atendimentos de urgência e emergência de Salvador estão em condições que poderiam ter sido evitadas, “principalmente em relação às complicações de diabetes e hipertensão mal controlados”.

Para a vereadora, no lugar de atacar o governo do Estado, o prefeito deveria cuidar da saúde em Salvador, cujo investimento apresenta o menor investimento em relação às capitais brasileiras. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2014, foi investido R$ 215,96 para cada habitante, o equivalente a R$ 0,59 por dia. “Enquanto a prefeitura faz marketing de reformas, o governo tem investido fortemente na ampliação da oferta da alta complexidade em Salvador e no interior do Estado. São novas unidades hospitalares em Salvador (HGE2 e Hospital da Mulher), Lauro de Freitas (Hospital Metropolitano), Ilhéus (Hospital da Costa do Cacau), Seabra (Hospital da Chapada) e uma maternidade de alto risco em Camaçari. Somente o novo Hospital Metropolitano, com 300 leitos, representará mais de R$ 200 milhões de investimento”, destaca a vereadora.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Temporada de observação de baleias em Salvador é aberta pela Prefeitura e Instituto Baleia Jubarte

O lançamento da temporada de observação de baleias 2025 em Salvador foi promovido pela Prefeitura …