
Durante a apresentação do balanço do Carnaval de Salvador em coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (1), o prefeito ACM Neto (DEM) comentou sobre a relação entre a Prefeitura e o governo do Estado durante a folia, o que sinaliza uma espécie de disputa política antecipada com vistas à 2018.
“Não tenho dificuldade em conversar com o governo. Só não entendo as provocações sucessivas e contínuas que o governo faz à Prefeitura. Eu estou aqui e passo. Outra equipe entrará quando eu passar. Agora, se quer organizar o Carnaval, dispute a eleição e ganhe. Não tem por que alimentar disputas ou divergências que não levam a nada nem a lugar nenhum”, disse, ao optar por não fazer provocações.
Longe de provocações e e em busca do diálogo, o prefeito disse que pretende procurar o Conselho do Carnaval e o governo estadual para equilibrar a quantidade de atrações nos circuitos da folia através de uma cota entre os blocos privados e os financiados com dinheiro público. “Todos os setores devem ser ouvidos”, disse.
A folia em Salvador dá espaço agora para a agitação política entre o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa que tem dado corda para suscitar a disputa política entre os dois. Passado o período do Carnaval, o prefeito já voltou a rotina política e administrativa com declarações afiadas, já que durante a folia preferiu não falar de questões políticas. Durante a festa na cidade, algumas iniciativas da prefeitura e do governo do Estado geraram um confronto ou um choque entre os poderes. Um portal de averiguação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) teve uma faixa que indicava o serviço do governo do Estado cortada. Em entrevista à imprensa, Rui sinalizou que pedirá um inquérito para averiguar as responsabilidades. “Prefiro que a população julgue este tipo de atitude. Pedi que a PM abra inquérito para descobrir quem danificou a faixa do portal, pois ali é patrimônio público”, declara.
Outra questão, motitvo de disputa entre ACM Neto e Rui Costa, inclusive, de vereadores e deputados, foi o fato de que a prefeitura tem demonstrado interesse na área onde está localizado o Cine Glauber Rocha, na Praça Municipal – já administrada pelo município e passada para o Estado.
Deixando as possíveis disputas politicas de lado, o prefeito destacou os cerca de 8 mil colaboradores envolvidos que fizeram “o melhor Carnaval” de sua gestão e elogiou o trabalho de toda equipe da prefeitura durante a folia. “A prefeitura está extremamente satisfeita. A cada ano, se supera”, finaliza ACM Neto.
Fonte: Tribuna da Bahia