A doméstica Fabiana Santos, de 31 anos, era só alegria na manhã desta terça-feira (21). Há quatro anos vivendo na localidade da Baixinha de Santo Antônio, em São Gonçalo do Retiro, ela mora com o esposo e três dos quatro filhos em uma pequena casa no alto de uma encosta, na Rua Santa Georgina. Foi nesse local que o prefeito ACM Neto, acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz, e demais secretários e autoridades, entregou a geomanta de 2.165 m de extensão. A ação é parte integrante da programação pelo aniversário de 468 anos de Salvador, a serem completados no próximo dia 29.
Antiga reivindicação da comunidade, a cobertura da encosta por meio da geomanta deixou os moradores da localidade mais felizes e seguros, principalmente no período das chuvas. “Era um sofrimento, minha irmã. Isso aqui era cheio de lixo, cachorro morto, tudo o que é tipo de coisa ruim botavam aqui. Com essa obra agora melhorou bastante. Meus filhos agora podem brincar porque, antes, fazia medo. Agora só temos que agradecer e cuidar para ter isso para o resto da vida”, afirmou Fabiana.
O prefeito ACM Neto salientou que a aplicação de geomantas nas áreas de risco também é parte integrante da Operação Chuva, promovida na cidade. “Esta é mais uma importante ação de prevenção para que Salvador possa enfrentar o período chuvoso com mais segurança e tranquilidade, principalmente para a população”.