José Carlos Aleluia defende projeto que amplia terceirização

Crédito: Reprodução/Assessoria do Deputado Federal José Carlos Aleluia

Aliado fiel do presidente Michel Temer (PMDB), o presidente do Democratas (DEM) na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, saiu em defesa do projeto de autoria do Executivo que amplia a terceirização de todas as atividades profissionais nas empresas, incluindo as atividades-fim.

O Planalto tem sido bombardeado pela oposição desde a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (22). Em entrevista, Aleluia voltou a criticar o Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Eu defendi, votei e defendo. Votei a favor dos 13 milhões de desempregados que o PT deixou no Brasil. O Brasil está voltando a crescer, a inflação está abaixo de 5%. Quem faz oposição está no seu direito. A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho não entendem nada do Brasil, nada do mundo. Recebem salários em dia, salários dignos, mas não estão reconhecendo que a economia está parando”, dispara Aleluia.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de São Paulo (TRT-2), Wilson Fernandes, disse que “haverá uma grande precarização do trabalho” no País.

“Se a empresa terceiriza um trabalho, ela dispensa dez trabalhadores e contrata [por meio de uma empresa terceirizada] outros dez para fazer o trabalho daqueles. Por que ela faz isto? Porque vai sair mais barato para ela. Se vai sair mais barato para ela, de onde sai a diminuição de custo? Do salário do trabalhador, obviamente”, analisa Wilson Fernandes.

Ele acrescenta que a empresa prestadora de serviços, que vai fornecer essa mão de obra terceirizada, “será constituída para ter lucro”. “E de onde sai o lucro dela? Do salário do trabalhador indiscutivelmente”. Conforme Fernandes, historicamente os empregados terceirizados sempre ganharam menos que os empregados contratados regularmente.

Além da precarização, o presidente do TRT-2 acredita que haverá uma dispensa grande de trabalhadores empregados para que haja a contratação de terceirizados.

“Se havia uma defesa tão grande e tão expressiva, especialmente de alguns setores empresariais, desse projeto de terceirização, isso significa que, uma vez aprovado, aqueles empresários tendem a dispensar seus trabalhadores regulares para substituir a mão de obra por terceirizada”.

Crítica à Justiça do Trabalho 

Em contraponto, o deputado José Carlos Aleluia afirma que a medida vai alavancar a geração de empregos e reduzir o número de ações trabalhistas na Justiça.

“No Brasil, a cada ano temos 3 milhões de ações trabalhistas. Os Estados Unidos não têm. A forma como o Tribunal do Trabalho trata a questão trabalhista é um absurdo. Estão destruindo tudo. Quem está leiloando o Hospital Espanhol? A Justiça do Trabalho. É preciso aprovar os projetos para mudar as legislações trabalhistas. Há uma comissão na Câmara dos Deputados trabalhando para isso, tirar a força da Justiça do Trabalho, que hoje destrói empresas. É uma instituição destruidora de empresas”, disse Aleluia.

Fonte: Tribuna da Bahia

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …