
A febre amarela foi o tema central da sessão solene regimental ocorrida na sexta-feira (7), no Plenário Cosme de Farias, alusiva ao Dia Mundial e Municipal da Saúde. Neste ano, na Bahia, foram diagnosticados, até quinta-feira (6), nove casos suspeitos da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nenhum em Salvador.
No Brasil, entre 1º de dezembro de 2016 e março deste ano foram diagnosticados 492 casos de febre amarela em humanos.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador e coordenador dos trabalhos na sessão regimental, o vereador Duda Sanches (DEM) afirmou que o “objetivo é discutir os números sobre os casos da doença, o cenário atual e as medidas preventivas para evitar a febre amarela”.
Também integrante do colegiado, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) disse que “a Comissão de Saúde do Legislativo Municipal está a postos para contribuir no enfrentamento deste perigo da febre amarela”.
Vacinação
Conforme o secretário municipal de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues, não há motivo para pânico. “O importante é a campanha de vacinação. Já temos 56 postos de saúde e 100 salas de vacinação em pleno funcionamento”, informa.
Ele ressaltou também que as mesmas medidas para evitar a dengue e a chikungunya devem ser realizadas para prevenir contra a febre amarela. “Como o mosquito Aedes Aegypti é o transmissor destas três doenças, o importante é eliminar focos de água parada nas residências”, alerta Rodrigues, e recomentou que uma vez por semana as pessoas vistoriem suas casas. Informou ainda que do total de 56 macacos capturados em Salvador, em seis foi confirmada a doença.
Também integraram a mesa de trabalho da sessão solene o vereador César Leite (PSDB); Róbson Reis, especialista em Infectologia; Leandro Serafim, integrante da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Francisco José Silva Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia; e Antônio Carlos Bandeira, representante da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Data mundial
A data comemorativa foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde. Tem como objetivo conscientizar as pessoas a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde da população. O Dia da Saúde coincide com a fundação da Organização Mundial da Saúde.