Disque Salvador 156 fez mais de um milhão de atendimentos em dois anos

Em funcionamento há dois anos, a central de teleatendimento da Prefeitura – o Disque Salvador 156 – já auxiliou a mais de 1,3 milhões de cidadãos com chamadas para diversas finalidades. O número resulta em uma média mensal de aproximadamente 53 mil ligações devidamente encaminhadas aos órgãos municipais responsáveis para solução. Dos registros realizados nos últimos 24 meses, 51,4% dizem respeito a pedidos de execução de serviços; 44,93% são referentes a solicitações de informação e orientação; e apenas 3,33% a queixas ou reclamações. Outras demandas, como sugestões, denúncias, elogios e Lei de Acesso à Informação somam menos que 0,34% das chamadas.

Dentre os órgãos mais solicitados estão a Secretaria de Saúde (SMS), para marcação de consultas e exames e inspeção de focos de mosquito da dengue, e a Secretaria de Ordem Pública (Semop), para ações de manutenção de iluminação pública. Também é bastante demandada a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) na fiscalização de poluição sonora – serviço que atualmente está a cargo da Semop – e informações sobre fiscalização de obra/atividade/publicidade irregular.

Para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), os pedidos frequentes estão relacionados ao agendamento e informações dos programas Primeiro Passo e Bolsa Família. A Transalvador recebe pedidos relativos a estacionamento irregular, fiscalização de trânsito, acidentes, sinaleira quebrada e implantação de sinalização.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) obteve solicitações referentes à fiscalização de transporte público por ônibus e por táxi. Já a Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi acionada com requerimentos de vistoria de imóveis. A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) tem demandas relativas à coleta de lixo e remoção de entulho. Para a Secretaria de Manutenção (Seman) as solicitações são para poda/erradicação de árvores em via pública, serviços de conservação da malha viária, micro e macro drenagem.

“Diversas centrais independentes foram incorporadas ao Disque Salvador – Transalvador, Codesal, Saúde e Sedur – e agora funcionam de forma integrada. Os atendentes passam sempre por treinamentos. Podemos dizer que estes primeiros 24 meses foram de adaptação e aprendizado, pois estes serviços possuem questões de perfil técnico, o que aumenta o desafio da equipe”, explica o ouvidor-geral da Prefeitura, Humberto Viana. O gestor também ressalta que as solicitações têm um perfil sazonal, com picos registrados em determinados períodos do ano, como na época das chuvas e nas festas.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …