Mulheres garis reclamam do preconceito mas apontam avanços

Mais do que uma profissão, a atividade de agente de limpeza, o popular gari, é uma função primordial. É dessa forma que o trabalho é definido pelos próprios profissionais, que diariamente, faça chuva ou sol, trabalham para manter Salvador mais bonita. Na capital baiana, o Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, é lembrado com uma grande confraternização na sede da Limpurb, na BR-324. Como já é tradição, será realizado um grande almoço, seguido de brincadeiras e distribuição de prêmios para os seus funcionários. A festa, que é uma forma de valorização destes profissionais, começa ao meio-dia. E cada vez mais a profissão tem sido ocupada por mulheres.

Atualmente, a Limpurb conta com um efetivo de 3.522 agentes de limpeza. Desse total, 195 são mulheres, sendo três servidoras do órgão e as demais terceirizadas. Além da coleta sistemática do lixo doméstico, empresarial, hospitalar e de espaços públicos, os profissionais atuam ainda na remoção de entulho, varrição, lavagem das ruas, capinação e roçagem, dentre outras ações.

“É preciso destacar a força de trabalho, dedicação e carinho oferecidos por esses guerreiros ao serviço de limpeza urbana em Salvador. Eles são o maior patrimônio da Limpurb. Com esse trabalho criterioso, a cidade só tem a ganhar. O trabalho desempenhado precisa ser valorizado, pois os garis atuam diuturnamente para garantir uma cidade limpa e bonita para a população”, lembra o presidente da empresa, Kaio Moraes.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …