Mais do que uma profissão, a atividade de agente de limpeza, o popular gari, é uma função primordial. É dessa forma que o trabalho é definido pelos próprios profissionais, que diariamente, faça chuva ou sol, trabalham para manter Salvador mais bonita. Na capital baiana, o Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, é lembrado com uma grande confraternização na sede da Limpurb, na BR-324. Como já é tradição, será realizado um grande almoço, seguido de brincadeiras e distribuição de prêmios para os seus funcionários. A festa, que é uma forma de valorização destes profissionais, começa ao meio-dia. E cada vez mais a profissão tem sido ocupada por mulheres.
Atualmente, a Limpurb conta com um efetivo de 3.522 agentes de limpeza. Desse total, 195 são mulheres, sendo três servidoras do órgão e as demais terceirizadas. Além da coleta sistemática do lixo doméstico, empresarial, hospitalar e de espaços públicos, os profissionais atuam ainda na remoção de entulho, varrição, lavagem das ruas, capinação e roçagem, dentre outras ações.
“É preciso destacar a força de trabalho, dedicação e carinho oferecidos por esses guerreiros ao serviço de limpeza urbana em Salvador. Eles são o maior patrimônio da Limpurb. Com esse trabalho criterioso, a cidade só tem a ganhar. O trabalho desempenhado precisa ser valorizado, pois os garis atuam diuturnamente para garantir uma cidade limpa e bonita para a população”, lembra o presidente da empresa, Kaio Moraes.